Secretaria da Saúde implanta Consultório Informatizado no PA Norte

Já está em funcionamento no Pronto-Atendimento 24 Horas Norte o novo sistema Consultório Informatizado, principal ferramenta da segunda versão do sistema informatizado de gestão desenvolvido pela Secretaria da Saúde de Joinville.

A partir de agora, todos os profissionais da unidade terão acesso ao mesmo sistema e registrarão todos os passos dos atendimentos realizados ao paciente, desde a recepção, classificação, evolução, ficha de atendimento, medicações administradas, medicamentos prescritos, exames de raio X e laboratoriais, acompanhamento até a alta do médico, etapa que vai concluir o processo de atendimento.

Os dados ficarão armazenados no sistema e novamente acessados e atualizados em futuros atendimentos. A primeira fase do projeto foi instalada no mês de março deste ano nas unidades de pronto-atendimento do município, mas disponibilizava o acesso apenas às áreas de recepção e classificação de risco.

Nos próximos trinta dias, o Consultório Informatizado estará em regime piloto no PA Norte e, durante o período, serão analisadas eventuais correções e adequações do sistema. A expectativa é que após esse período, o módulo seja implantado no PA Sul e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leste.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Gestão da Informação da Secretaria da Saúde Denis Albino de Oliveira, o sistema traz mais agilidade e segurança no atendimento, beneficiando profissionais, pacientes e a própria área de gestão da Saúde.

“Com o Consultório Informatizado teremos maior controle do fluxo interno dentro da Unidade. Ele registra todo o histórico do tratamento do paciente, possibilita a elaboração de relatórios que apontam as áreas de maior lentidão no atendimento, onde estão os gargalos e fornece dados que podem melhorar a qualidade do atendimento”, explica.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Prefeitura/Arquivo
Informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *