Portanova e Merisio oficializam candidaturas no fim de semana

Dois partidos oficializaram suas candidaturas ao governo de Santa Catarina no último fim de semana. Na sexta-feira (20), a Rede Sustentabilidade consolidou o nome de Rogério Portanova na disputa. No sábado (21) foi a vez de Gelson Merisio ser aclamado como cabeça da chapa da coligação liderada pelo PSD.

Rede

Portanova é professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atua como coordenador de Gestão Ambiental em Florianópolis. É mestre em Direito pela Federal de Santa Catarina e doutor em Ciência Política pela Universidade Paris VIII, na França. Tem pós-doutorado em Direito do Ambiente pela Universidade Lusíada de Lisboa.

“Nossas propostas seguem os valores da Rede na busca do desenvolvimento ecologicamente equilibrado, socialmente justo, economicamente viável e culturalmente diversificado”, disse Portanova.

A convenção do partido, que ocorreu em Florianópolis, também indicou Miriam Prochnow e Diego Mezzogiorno ao Senado, além de outras nove candidaturas para o Congresso Federal e 12 à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Segundo o presidente estadual da sigla, Nelson Zunino Neto, outros nomes podem ser indicados até 5 de agosto.

PSD

Deputado estadual na última legislatura,  Gelson Merisio teve que brigar para levar sua candidatura à oficialização. Agora que conseguiu, figura como um dos favoritos na eleição catarinense, com o apoio de nomes de peso, como o ex-governador Raimundo Colombo (que será candidato ao Senado) e possivelmente Espiridião Amin (PP). Além disso, a coligação já conta com 11 partidos: PSD, PP, PSB, PDT, Podemos, Solidariedade, PROS, PSC, PRB, PRP e PHS.

A convenção ocorreu em Chapecó (base eleitoral de Merísio) e reuniu cerca de 10 mil pessoas, incluindo 21 deputados estaduais, 108 prefeitos, 100 vice-prefeitos e centenas de vereadores. Lideranças estaduais, como Silvio Dreveck (PP), Paulo Bornhausen (PSB) e Manoel Dias (PDT) fizeram discursos de apoio no evento.

Merisio é empresário e político. Nasceu em Xaxim, mas se mudou ainda jovem se mudou para Xanxerê, onde assumiu seu primeiro cargo eletivo em 1989, como vereador. Foi apresentador de TV, diretor da Casan e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, secretário de Agricultura e chefe da Casa Civil. Foi eleito quatro vezes deputado estadual e presidente da Alesc por três gestões.

Texto: Felipe Silveira
Fotos: Divulgação

Um comentário em “Portanova e Merisio oficializam candidaturas no fim de semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *