Exportações catarinenses caem 4,2% nos seis primeiros meses

Nos primeiros seis meses do ano, as as exportações catarinenses caíram 4,2% em relação ao mesmo período em 2017 e somaram US$ 4,01 bilhões. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento (MDIC). De acordo com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o resultado ainda é reflexo da greve dos caminhoneiros. No acumulado do ano, Santa Catarina importou US$ 7,47 bilhões. O resultado é 28,8% maior que o registrado no mesmo período no ano passado.

Na exportação, os destaques negativos ficaram para carnes de aves (com recuo de 12%), soja (21,2%) e carne suína (19,7%). Os demais itens com maior volume na pauta são representados por partes de motor e motores elétricos, que mostraram variações positivas de 15,1% e 8,4% respectivamente.

No acumulado do ano os Estados Unidos se apresentam como o principal destino dos produtos catarinenses, com 17% do total exportado. Na sequência dos principais destinos aparecem China (14,9% da pauta e crescimento de 8%), Argentina (6,9% do total e crescimento de 9,9%), México (4,4% e queda de -10,3%) e para o Japão (3,8% e queda de -20,4%). Estes cinco países representam 47% da pauta do Estado.

Edição: Alexandre Perger
Foto: Divulgação/SCPar Porto de Imbituba

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *