Simone Ponte Ferraz conquista bronze no GP Brasil

Uma semana depois de ganhar três medalhas de ouro e bater dois recordes no Campeonato Estadual de Atletismo, Simone Ponte Ferraz conquistou o bronze no GP Brasil, competição internacional disputada neste fim de semana em Bragança Paulista (SP). Ela correu os 3.000 metros com obstáculos em 10m27, batendo, mais uma vez, o recorde catarinense absoluto.

“Hoje eu realizei um sonho de disputar um GP internacional de atletismo e estou muito feliz só por ter participado. Quando eu entrei na prova, não pensei nas minhas adversárias, mesmo sabendo que elas eram mais fortes que eu”, revelou a atleta catarinense após a prova.

“Eu larguei, eu puxei a prova, eu dei o meu melhor. Essa é  minha melhor marca e é um baita resultado, um grande resultado para o currículo de uma atleta catarinense. Obrigado à Corville por todo esforço que faz para nos manter no alto nível”, completou.

A prova foi vencida pela etíope Birtukan Adamu, com o tempo de 9m59, e a medalha de prata ficou com a brasileira Tatiane da Silva, com a marca de 11m11.

De Ponte Serrada para os pódios

Atleta da elite nacional, Simone é um dos principais nomes da Associação Corville de Atletismo. Aos 28 anos, ela é uma exceção na equipe joinvilense, que prioriza a formação de atletas da cidade. A carreira e os resultados da Garota de Ouro, apelido de Simone no esporte, a credenciaram para receber a confiança de Joinville. Representando a cidade desde 2017, ela tem mostrado nas pistas que o investimento vale a pena.

Leia também
Tamiris de Liz volta a correr bem e se prepara para novos voos

Nascida em Ponte Serrada, no oeste catarinense, Simone começou a treinar em 2001, incentivada por uma professora. Apaixonou-se pela modalidade e logo se destacou nas pistas. “Como sou de família humilde, vi no atletismo uma oportunidade de estudar, ter uma carreira e ser uma cidadã melhor”, conta.

A carreira se consolidou em Jaraguá do Sul, cidade que a contratou em 2006 e que ela representou por oito anos. Por falta de incentivo para a equipe adulta, segundo ela, decidiu sair. Representou Blumenau, Brusque e agora está em Joinville.

Recordes

Simone segue batendo recordes em Santa Catarina. No último Estadual, disputado em Jaraguá do Sul, a equipe feminina de Joinville passeou, com dez medalhas de ouro, sendo três delas conquistadas pela Garota de Ouro. Além de vencer nas provas em que é especialista, os 1.500 metros e e 3.000 metros com obstáculos, foi soberana nos 5.000 metros, batendo o recorde estadual que já completava 23 anos.

🏃‍♀️🚧💗🙏

A post shared by Simone Ponte Ferraz (@simoneponteferraz) on

Ela fez a prova dos 5.000 em 16m48; a prova dos 3.000 com obstáculos em 10m35 (já superado neste domingo); e fez sua melhor marca nos 1.500, completando o percurso em 4m30. A atuação lhe deu o título de atleta destaque no naipe feminino e a manteve entre as cinco melhores atletas do país nas três provas.

“A pista de Jaraguá do Sul é uma pista muito boa, uma pista nova, muito rápida, mas também estou treinando muito, me dedicando muito. Eu tive um bom desempenho, fruto de dedicação diária. Estou muito feliz com os resultados e espero continuar batendo muitos recordes”, disse a atleta em entrevista durante a semana. Na ocasião, ela disse que estava se preparando para o GP Brasil e esperava medalhar na competição, objetivo que foi alcançado neste domingo.

Simone também é atleta de elite nas provas de rua. Seus melhores tempos são 35m48 nos 10 KM; 1h18m39 nos 21 KM; e 2h44m56 na maratona.

Sonho olímpico

Simone sonha estar em Tóquio, em 2020, para disputar a maratona olímpica. Ela já correu abaixo do índice (2h45), mas precisa repetir a marca no prazo determinado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que deve ser aberto a partir de junho ou julho de 2019. Além disso, ela precisa estar entre as três melhores do Brasil para conseguir a vaga. “Isso, com certeza, nós vamos conseguir”, afirma a Garota de Ouro.

Ainda neste ano, Simone tem o objetivo de conquistar medalhas no Troféu Brasil e bater recordes nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC).

Texto: Felipe Silveira
Foto: Arquivo Pessoal

Um comentário em “Simone Ponte Ferraz conquista bronze no GP Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *