Movimento Passe Livre organiza evento sobre jornadas de junho de 2013

Cinco anos após a onda de manifestações que atingiram todo o país, o Movimento Passe Livre (MPL) de Joinville organiza um evento sobre as consequências e desdobramentos das jornadas de junho de 2013. A atividade será realizada no sábado (7), às 15 horas, no Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Bráz, localizado na Rua Doutor Plácido Olímpio de Oliveira, 660, Bucarein.

Conforme João Henrique de Oliveira, um dos organizadores do evento, o objetivo do encontro é resgatar a importância histórica que junho de 2013 teve na política brasileira, além de mostrar “como que a organização popular pode mudar a sociedade”.

Sobre as jornadas de junho de 2013

As manifestações de junho de 2013 começaram a partir de uma convocação do Movimento Passe Livre de São Paulo, que se opôs ao aumento da passagem de ônibus – de R$ 3 a R$ 3,20.

Em pouco tempo, no entanto, as reivindicações ultrapassaram apenas a diminuição da tarifa de ônibus e as manifestações começaram a tomar corpo no país inteiro, deixando de ser um movimento exclusivamente contra o aumente abordando diversas outras pautas e bandeiras ideológicas, tanto de esquerda quanto de direita.

Texto: Fernando Costa
Foto: MPL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *