Câmara realiza audiência pública sobre violência contra a mulher

Ocorre nesta quinta-feira (28), às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), uma audiência pública para debater igualdade de gênero e violência contra a mulher. A atividade é promovida pelas comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública. Foram convidadas mais de 20 instituições para participar do encontro.

Segundo dados da própria CVJ, retirados de relatório da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC), pelo menos duas mulheres foram vítimas de violência doméstica por dia em Joinville. Essa é a média até abril deste ano. Foram 292 casos que representaram 43,6% dos crimes de lesão corporal na cidade.

Em agosto do ano passado, a Comissão de Direitos Humanos da CVJ incluiu de forma expressa em suas atribuições o acompanhamento, avaliação e fiscalização das políticas públicas dos direitos da mulher e da promoção da igualdade de gênero. Também motivou a audiência a participação da delegada de Polícia Civil Georgia Gonçalves Bastos na Tribuna Livre no final de março.

Ela mostrou que, de 830 inquéritos instaurados na Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) no ano passado, 667 (80%) foram de violência contra a mulher. Destes 667 casos, 52% eram de ameaças, 22%, de lesão corporal, e 18%, de injúria.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Informações: CVJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *