Polícias de SC vão usar imagens de 3 mil câmeras privadas em Joinville

O secretário estadual de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Junior, formalizou contratos com duas empresas de Joinville para o fornecimento das imagens de equipamentos instalados na cidade. A celebração foi com o Grupo Khronos e a Urbani Tecnologia de Informação Ltda. O ato ocorreu nesta terça-feira (19), no 8º Batalhão da Polícia Militar.

“As empresas não vão doar câmeras, elas vão disponibilizar o acesso às imagens. Essas duas empresas conseguiram fechar os parâmetros técnicos para termos acesso as imagens. Santa Catarina trabalhava com 2.808 equipamentos públicos no projeto Bem-te-vi e hoje são acrescidas três mil em todo o Estado, mais dobrou o acesso a imagens que hoje a segurança pública tem”, explicou o secretário.

De acordo com ele, há outras empresas em fase de ajuste tecnológico. São aproximadamente oito mil câmeras sendo analisadas, pois é necessário um padrão tecnológico para serem integradas ao sistema. “Ultrapassou muito nossa meta de conseguir acesso de dez mil câmeras ate o final do ano”, afirmou.

O contrato é resultado de um chamamento público e empresas interessadas em ceder imagens de videomonitoramento poderão participar do edital até dezembro.

Drones

Também está em fase de estudo o uso de drones pelas polícias de Santa Catarina. Dois aspectos estão sendo levados em consideração: a forma como a criminalidade tem usado os equipamentos e de que maneira a Secretaria de Segurança Pública poderá fazer uso dos aparelhos.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: ADR Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *