Junho Verde destaca ações e desafios socioambientais

Começa na segunda-feira (18) a 6ª edição da Jornada Ambiental, em São Francisco do Sul e Joinville. As fontes alternativas de energia e os desafios da gestão pública diante dos impactos causados pelos resíduos sólidos sobre a vida aquática e ecossistemas costeiros serão os principais focos das discussões. O evento vai reunir pesquisadores da Univille, representantes de empresas, poder público e sociedade civil.

O evento é âncora do Junho Verde, movimento organizado pela universidade que prevê uma série de ações socioambientais também em São Bento do Sul, além de minicursos, oficinas e semana cultural, a partir deste sábado (16) até o dia 29.

Em Joinville, a Jornada Ambiental começa no auditório do campus, às 19 horas, com palestra da humanista e consultora Simone Ramounoulou, parceira em programas da Unesco e coordenadora-geral no Brasil do programa sueco The Natural Step ((O Passo Natural), uma organização sem fins lucrativos que atua em 54 países e ajuda empresas, municípios, universidades e organizações não-lucrativas a operar mudanças estratégicas em direção à sustentabilidade.

“A realização do Junho Verde é possível pela integração e esforço conjunto da comunidade universitária e de parcerias entre a Universidade, poder público, associações, organizações não governamentais e empresas da região”, enfatiza Cláudio Tureck, presidente da Comissão Organizadora da VI Jornada Ambiental.

Mutirão e pedal

Neste sábado, o movimento Junho Verde participa do mutirão de limpeza na Baía da Babitonga, organizado pela Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco do Sul. A concentração está marcada para as 8h30, ao lado do Mercado Municipal. No sábado seguinte (23), vai promover o Pedal e Pedalzinho da Sustentabilidade, com saída das bicicletas às 9 horas do campus universitário, em um percurso de 7 km. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na hora.

Confira a programação completa de todas as atividades neste link.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Arquivo do projeto Babitonga Ativa
Informações: Univille

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *