Escritora Léonora Miano é atração internacional da Feira do Livro

A escritora franco-camaronesa Léonora Miano estará nesta quinta-feira (14) na 15ª Feira do Livro de Joinville. Ela vai promover o romance “A Estação das Sombras” (Pallas Editora) com uma palestra sobre a premiada obra às 18 horas. Miano é a primeira autora de origem africana a vencer o Prix Femina da França, em 2013.

A literatura de Léonora Miano tem foco em dois temas principais, intimamente ligados à sua própria experiência: a África Subsariana e os afrodescendentes. A autora considera essencial o interesse pela realidade das populações que muitas vezes são vistas de fora, através de estereótipos.

“A Estação das Sombras” se passa no coração de África, nas terras do clã Mulongo, onde durante um incêndio desaparecem misteriosamente doze homens da tribo. Uma mulher, uma das mães banidas da comunidade, empreende então um longo périplo que a conduzirá a uma atroz verdade, expondo as relações entre a África e a Europa. A obra é realista e tem como base o relatório “A lembrança da captura”, da Unesco (2010), que procura resgatar a memória do tráfico transatlântico.

Em seus romances, Léonora Miano propõe reinventar a identidade negra através da voz das mulheres dissidentes. Personagens autobiográficas, as mulheres que atravessam a obra de Miano têm diversas faces e idades, desde a menina de dez anos nas ruas de um subúrbio em algum lugar da África até a mãe em uma Paris cruel para os imigrantes perdidos. A autora dá acima de tudo voz para a mulher, cujo foco é retratar a realidade. Seu mundo é movido pelo discurso das mulheres, mesmo quando servem apenas para testemunhar o poder criminoso dos homens.

Léonora Miano nasceu em 1973 em Douala, na costa de Camarões, onde viveu a infância e a adolescência, antes de partir para a França, em 1991, para iniciar os estudos universitários. Naturalizou-se francesa em 2008. Fundou, em 2010, a ONG Mahogany, dedicada a projetos sobre a diáspora.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *