Feira do Livro 2018: Biografia de Marcos Rück é atração neste sábado

A 15ª Feira do Livro de Joinville começou nesta sexta-feira (8) e celebra, neste sábado (9), a história de um grande contribuinte da cultura joinvilense. Será lançada, às 19 horas, a biografia de Marcos Rück, artista e arquiteto com 40 de fazer cultural na cidade. O trabalho de 152 páginas foi escrito por Simone Nascimento e editado pela Editora Manuscritos.

A autora mal conhecia o trabalho de Marcos Rück por volta de 2013, quando ela era coordenadora do Simdec e ele, diretor do Museu de Arte de Joinville (MAJ). Mas os encontros constantes para tratar de questões relacionadas à área cultural da cidade e os temperamentos afinados aproximaram os dois. Assim, Simone virou fã da vasta e premiada obra de Marcos.

“Vida e Obra de Marcos Rück” chega em um momento especial, quando o artista comemora exatos 40 anos de labuta artística. O marco inicial é a participação em uma exposição coletiva na Unisinos, em São Leopoldo (RS), onde foi estudar arquitetura em fins dos anos 1970.

A obra foi patrocinada pela empresa Lepper (via mecenato municipal) e permitiu que Simone mergulhasse na obra e na vida pessoal de Marcos. Liberada para “fuçar o baú”, reuniu uma grande quantidade de fotos, imagens de obras, artigos e reportagens, além de entrevistar familiares e amigos, como o artista Mário Timm. Figuras emblemáticas das artes joinvilenses, como Margit Olsen, Marina Mosimann e Walter Guerreiro, contribuíram com textos a respeito do biografado.

Marcos Rück nasceu em São Bento do Sul, em 1956. Entre 1974 e 1976, Marcos estudou desenho com o mestre Hamilton Machado, mas graduou-se em arquitetura em 1983, em São Leopoldo (RS), e fez pós-graduação em restauração de edifícios históricos em Munique, na Alemanha.

Apesar da formação acadêmica, tornou-se um expoente das artes visuais joinvilenses a partir dos anos 1980, trabalhando desenho, pintura, objeto e fotografia. Na cidade e fora dela, realizou 16 mostras individuais, participou de mais de 30 coletivas e de 12 salões de arte. Integrou por 15 anos consecutivos a Coletiva de Artistas Plásticos de Joinville. Entre 2013 e 2016, Marcos dirigiu o Museu de Arte de Joinville (MAJ).

Além da biografia, pela qual o público pode conhecer mais sobre a obra do artista, Marcos volta a expôr, em setembro, na Galeria Victor Kursancew, mesmo espaço em que fez sua primeira mostra individual, em 1980. Com curadoria de Marc Engler, Rück vai apresentar um resumo de sua trajetória para comemorar as quatro décadas como artista.

O livro estará à venda por R$ 40. Cinquenta exemplares serão doado a bibliotecas e escolas como contrapartida do projeto aprovado no Simdec.

Sobre a autora

Simone Nascimento nasceu em Imbituba, 1972. É formada em Letras e Direito e funcionário pública da Prefeitura de Joinville desde 1995. Lecionou por nove anos na rede municipal e, na sequência, foi secretária executiva na Fundema e no gabinete do vice-prefeito e coordenadora do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec). Hoje, atua como secretária executiva na Secretaria de Assistência Social. Simone lançou em 2017 o livro “Uma Festa de Tradição Açoriana: Festa do Divino Espírito Santo e Santa Ana” e participou da antologia poética organizada pela Associação das Letras de Joinville. Também estará na coletânea que a entidade lançará em 2018.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Adilson Santos/Divulgação
Informações: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *