Exposição interativa apresenta ciência de maneira divertida em shopping

O Garten Shopping exibe, até o fim do mês de junho, a “Xperience – Ciência e Diversão”. Trata-se de um circuito de 20 aparelhos interativos em que o público pode conhecer princípios e história de experimentos científicos de maneira divertida. Conheça alguns dos experimentos que serão encontrados no shopping. A entrada é gratuita.

Paralela à Xperience está a Nave Planetária, um domo de 100 m² com projeção em 360º de filmes ligados ao tema dos planetas. Climatizado e com som e imagem digitais o ambiente propicia aos espectadores uma viagem pelo universo, com vários filmes destinados para a família. Esta atração terá venda de ingressos, sendo o pacote para duas pessoas R$ 10 e individual R$ 6.

Experimentos

Gerador de Van de Graaff – Fique de cabelo em pé com este interessante experimento científico criado por Robert Jemison van de Graaf, em 1929. Quem tocar na esfera da máquina eletrostática ficará com os cabelos arrepiados devido à eletricidade.

História do cinema (praxinoscópio) – Inventado pelo francês Émile Reynaud, em 1877, o praxinoscópio conta com uma sequência de 12 imagens dispostas nas laterais da parte interna de um cilindro, sendo refletidas por um conjunto de espelhos posicionados no centro do aparelho. Ao ser acionado manualmente, o cilindro gira as figuras, dando a ilusão que estão se movimentando, como se fosse um cinema.

Máquina de Wimshurst – Os entusiastas pela ciência poderão criar seus próprios raios e se surpreender com a tensão gerada, com a reprodução de uma máquina eletrostática do século 19.

Gruta Infinita – A Gruta Infinita desafia os olhos e os conhecimentos dos participantes a descobrirem como a ilusão foi criada com uma pequena ajuda da física.

Banco de Pregos (Faquir) – Como é possível assentar-se num banco de pregos sem se ferir? Este é o princípio do faquir que você pode experimentar!

Edição: Felipe Silveira
Foto: Página Xperience
Informações: Garten Shopping

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *