Semana do Meio Ambiente começa nesta terça-feira

Para desmistificar e esclarecer conceitos quanto à importância das Unidades de Conservação para a preservação do meio ambiente, começa nesta terça-feira (5) e vai até sexta-feira (8) a Semana do Meio Ambiente. O evento é promovido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) por meio da Unidade de Desenvolvimento e Gestão Ambiental, com o Núcleo de Unidades de Conservação e Núcleo de Educação Ambiental.

O tema deste ano é “Unidade de Conservação é Vida! Mitos e Verdades”, com palestras interativas no Parque Municipal Natural da Caieira. O público-alvo é formado principalmente pelos estudantes do ensino superior das seguintes instituições: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade da Região de Joinville (Univille), Católica de Santa Catarina e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Outros interessados também poderão participar se inscrevendo pelo e-mail palestra@joinville.sc.gov.br, informando data de interesse, nome completo, telefone fixo e móvel para contato. Os interessados deverão se deslocar até o Parque da Caieira com recursos próprios. As vagas são limitadas.

De cada instituição, participará uma turma no período matutino. Para os alunos, o transporte será fornecido pela SAMA por meio do projeto Tour ambiental. O objetivo do evento é disseminar informações à comunidade sobre as Unidades de Conservação de Joinville e informar sobre a biodiversidade da região.

Além disso, como está em fase de diagnóstico na SAMA a criação de uma nova Unidade de Conservação, na região dos bairros São Marcos e Atiradores, o evento será uma oportunidade de informar sobre conceitos equivocados que questionam e criticam a iniciativa por considerarem áreas protegidas por lei como empecilho ao desenvolvimento da cidade.

Joinville possui sete Unidades de Conservação municipais que, somadas às outras áreas protegidas, ultrapassam 50% do território. “Como cabe ao município propor estratégias para administrar e proteger tais áreas, como monitoramento, fiscalização, educação ambiental, estamos levando à população o conhecimento sobre a importância destas áreas protegidas e promovendo sua valorização”, explica Marcela da Cruz da Silva, do Núcleo de Educação Ambiental.

Palestra interativa

No Parque da Caieira, além de receberem informações sobre a importância da unidade de conservação, os alunos serão envolvidos numa palestra interativa, na trilha principal do Parque. Assim, serão instigados a observar e perceber a mata nativa e refletir sobre a responsabilidade compartilhada na preservação do meio ambiente.

Os participantes também levarão para casa um kit de educação ambiental composto por sacola ecológica, lixeiro para carros, informativo sobre as Unidades de Conservação, cartilha do Projeto Viva Ciranda, flyer sobre as Unidades de Conservação de Joinville e um exemplar do livro “Espiando a Mata Atlântica”.

Áreas protegidas

A área protegida é “um espaço geográfico definido, reconhecido e destinado ao manejo, através de instrumento legal ou outro meio efetivo, com o objetivo de promover a conservação da natureza a longo prazo com seus ecossistemas associados e valores culturais”. São áreas protegidas as Unidades de Conservação da Natureza, Áreas de Preservação Permanente, Reserva Legal, entre outras.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura de Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *