Dionisos promove formação sobre teatro nas escolas

A partir de junho, a Dionisos Teatro promove o curso “Mediação de Leitura de Espetáculos Teatrais”, com parceria da Secretaria de Educação, projeto que foi contemplado no Edital de Apoio às Artes do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec). O trabalho conta com a participação do Prof. Dr. Vicente Concílio, da Udesc, e oferecerá apresentações teatrais para os professores participantes e seus alunos.

O teatro, assim como outras linguagens artísticas, necessita de um público interessado que possa fruir as obras a partir de um mínimo de ligação afetiva e/ou intelectual. É necessário afetar o público, no sentido de estabelecer um afeto, uma ligação. E também é preciso dar ferramentas de leitura, para que este público conheça os códigos da linguagem em questão.

O curso é voltado para professores da rede municipal de ensino. Nele, os participantes discutirão a importância do contato dos alunos com a arte, as possíveis dimensões pedagógicas e trabalharão a forma de ler os espetáculos teatrais e fomentar essa relação com seus alunos. Como parte do curso, os professores assistirão a dois espetáculos teatrais para uma vivência prática: “Lá na Lua”, da Dionisos Teatro, e “Fadas”, da Essaé Cia.

São objetivos do projeto:

– Refletir como, e a partir de quais pressupostos, um professor (ou qualquer agente cultural) pode desenvolver estratégias que ampliem a experiência da ida ao teatro para além do encontro com o espetáculo teatral.

– Constituir a ida ao teatro, para além do prazer da fruição, uma verdadeira experiência formativa.

– Ressaltar junto aos educadores a importância da arte e do teatro no contexto escolar.

– Contribuir para a formação dos professores como agentes culturais e disseminadores da arte na escola.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Dionisos Teatro

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *