Aprovada nova proposta do Programa de Aquisição de Alimentos em Joinville

Uma nova proposta de participação de Joinville no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para este ano foi aprovada pelos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsean). A deliberação ocorreu na quinta-feira (17) e foi acompanhada por representantes de agricultores e entidades beneficiadas pelo programa, no município.

Realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Programa de Aquisição de Alimentos é aplicado em Joinville desde 2011, com o objetivo de promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Na proposta aprovada para este ano estão cadastrados 103 beneficiários fornecedores, ou seja, agricultores que vão fornecer produtos como frutas, verduras, legumes, peixe e itens de panificação; e 37 beneficiários recebedores, formados por entidades da rede socioassistencial e de equipamentos públicos de Segurança Alimentar e Nutricional.

De acordo com a coordenadora da Área de Segurança Alimentar e Nutricional e do PAA, da Secretaria de Assistência Social (SAS), Edina Acordi, um dos destaques do novo documento, é a valorização da agricultura orgânica.

“A nova proposta despertou o olhar dos participantes quanto à importância da agricultura orgânica, do direito humano à alimentação adequada. Além disso, estão previstas ações de regulamento e acompanhamento das instituições que vão receber os alimentos, bem como das ações realizadas pelos agricultores que irão fornecer os produtos”, afirma Edina.

Neste ano, por meio do PAA, serão destinados R$ 300 mil para compras, sendo 40% destinados à agricultura familiar de público prioritário, 40% para a agricultura familiar agroecológica, e 5% para as mulheres agricultoras.

A proposta será submetida, agora, à análise do Ministério do Desenvolvimento Social, e a expectativa é que a aprovação ocorra até o próximo mês de julho.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Paulo H. Carvalho/Sead
Informações: Prefeitura de Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *