Evento leva discussão sobre ciência para mesa de bar

Teve início na segunda-feira (14) o festival Pint of Science, um dos maiores eventos de divulgação científica do mundo, que ocorre simultaneamente em 56 cidades. O objetivo é levar os cientistas para conversar com o público, de forma descontraída, em bares e restaurantes, sobre as mais diversas áreas do conhecimento. Todos os bate-papos começam às 19h30, mas recomenda-se chegar mais cedo, já que não há reserva de lugar.

Em Joinville, o evento ocorre no Parque Opa e no Opa Garten, com o apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville. Os palestrantes são pesquisadores da própria universidade. A entrada é gratuita (paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos) e não há necessidade de inscrição. Também não são emitidos certificados de participação.

As discussões nesta terça-feira (15) abordam as questões da automação e da bioinformática. No Parque Opa (rua Max Colin, 1589), Renan Samuel da Silva, formado em Ciência da Computação e mestrando em Computação Aplicada, fala sobre as “aventuras de um computeiro no mundo da biologia”, apresentando conceitos das principais áreas da bioinformática e como a computação pode ser aplicada.

No mesmo Parque Opa, o professor André Bittencourt Leal, doutor em Engenharia Elétrica e pós-doutor em Engenharia de Automação e Sistemas fala sobre as principais tecnologias e terminologias relacionadas com o que se chama de quarta revolução industrial e de que forma estas tecnologias podem afetar as nossas vidas. Indústria 4.0, Internet Industrial das Coisas, computação em nuvem, Big Data, realidade aumentada são alguns dos conceitos presentes na conversa.

Na quarta, mais duas palestras. A programação completa está disponível no site do evento.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Udesc Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *