Festival Pint of Science leva ciência para bares e restaurantes

Nos dias 14, 15 e 16 de maio será realizado o festival Pint of Science, um dos maiores eventos de divulgação científica do mundo. No Brasil, o evento levará cientistas para conversar com o público, de forma descontraída, em bares e restaurantes de 56 cidades, com informação, revelações e debates sobre pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento.

Em Joinville, o evento vai ocorrer no Parque Opa e no Opa Garten, e abordará temas diversos, que vão do Lúpulo à Automoção. Os palestrantes são pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de Joinville, e a coordenação está sob responsabilidade do professor Fernando Lafratta. A programação completa está disponível no site do evento.

A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há necessidade de inscrição. Também não são emitidos certificados de participação. Todos os bate-papos começam às 19h30 (horário local), mas recomenda-se chegar mais cedo, já que não há reserva de lugar.

O Pint of Science surgiu depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram o Encontro com Pesquisadores, em 2012. A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor um evento em que os pesquisadores pudessem sair das universidades e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas e assim, em maio de 2013, surgiu o Pint of Science.

O encontro foi trazido para o Brasil pela jornalista Denise Casatti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), e ocorreu pela primeira vez no país em 2015, em São Carlos (SP).

Edição: Felipe Silveira
Foto: Pint of Science
Informações: Udesc Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *