Darci de Matos defende Região Metropolitana na tribuna da Alesc

O projeto de lei complementar que cria a Região Metropolitana de Joinville (RMJ) foi retirado da pauta da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Na sessão desta quarta-feira (9), o deputado estadual Darci de Matos (PSD) atacou o governo e defendeu o projeto.

“O prefeito de Joinville [Udo Döhler] pediu e o governador [Eduardo Pinho Moreira], em uma atitude politiqueira, retirou o projeto que cria a região metropolitana de Joinville, mas uma região metropolitana enseja modernidade, planejamento, desenvolvimento sustentável, mais recursos e mais força política para os municípios”, disse.

Segundo o parlamentar joinvilense, a criação da região Metropolitana da Grande Florianópolis viabilizou um empréstimo de R$ 10 milhões a fundo perdido do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Em Florianópolis temos uma região estruturada e temos a perspectiva de uma parceria público-privada (PPP) que pode ser a solução do trânsito”, comentou.

O PLC 2/2018 cria a RMJ e a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Joinville (Suderj), órgão que administraria a região e os projetos comuns das cidades envolvidas. De autoria do Executivo durante a gestão de Raimundo Colombo, estava em tramitação desde o começo do ano, mas nunca ganhou a empolgação do prefeito Udo Döhler, do PMDB. O atual governador, Eduardo Pinho Moreira, é do mesmo partido.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Fábio Queiroz/Agência AL
Informações: Agência AL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *