Centro de gerenciamento de riscos e desastres será inaugurado nesta sexta

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) começa a funcionar neste mês em Joinville. A inauguração vai ocorrer nesta sexta-feira (11), às 10 horas. Com 160 metros quadrados, o local conta com setor de treinamento, operação e salas de situação.

Em caso de falta de energia elétrica, a unidade poderá continuar em funcionamento. A implantação tem a parceria do Departamento de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra), detentor do terreno localizado na rua Arno Waldemar Dohler, 264, no bairro Santo Antônio, onde o local funcionará.

Outros oito municípios integrantes da Associação dos Municípios de Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), além de Joinville, serão atendidos: Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.

“O Cigerd servirá para coordenar as ações entre os agentes envolvidos em situações como enchentes, ventos, incêndios ou qualquer circunstância com necessidade de um protocolo de operação para proteger a população”, explica o coordenador regional da Defesa Civil, Antonio Edival Pereira.

Segundo o governo do estado, a estrutura do Cigerd Regional Joinville, que recebeu investimento de R$ 853 mil, foi construída com módulos de ferro galvanizado e suporta ventos de até 180 km/h, além de ser termo acústico – possui isolamento de temperatura e ruído, o que auxilia na redução do consumo de energia elétrica.

De acordo com o secretário de estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, a entrega vai resultar em uma resposta mais rápida para a comunidade. “Com a conclusão, em breve, do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, em Florianópolis, vamos trabalhar interligados em todo o estado e isso irá facilitar o direcionamento de ações em crises”, destaca.

No estado

Em Santa Catarina serão mais 19 unidades. No prédio de Florianópolis, haverá Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres.

Informações e foto: Governo do estado de SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *