Área de convivência para educação ambiental é construída no CEI Estrelinha Brilhante

Um projeto social vai garantir uma nova opção de lazer para as mais de 300 crianças que estudam no Centro Municipal de Educação Infantil Estrelinha Brilhante, no bairro João Costa. Neste mês, a unidade ganhará uma área de convivência com um lago, projetado e construído com a participação de acadêmicos da Católica de Santa Catarina. O espaço será utilizado para o desenvolvimento de atividades relacionadas à educação ambiental com os pequenos.

O projeto arquitetônico do lago foi feito pelas acadêmicas do curso de Arquitetura e Urbanismo Daniela Hoffmann de Oliveira e Mayara Krüger Pereira após uma visita à unidade, em outubro de 2017. As obras começaram em novembro e tiveram a participação de 22 alunos da instituição e quatro voluntários – três integrantes da ONG Engenheiros Sem Fronteiras e uma pessoa da comunidade.

O grupo fez a análise técnica do projeto, orçamentos, levantamento de recursos e a execução. Já a escavação, foi feita pela Prefeitura. A iniciativa aconteceu por meio do Projeto Comunitário da Católica SC – componente curricular que prevê que os alunos da instituição cumpram 30 horas de participação em atividades sociais.

O projeto foi coordenado pelo acadêmico do Curso de Engenharia Civil e integrante do Engenheiros Sem Fronteiras, Paulo Henrique Auada. Para ele, participar da iniciativa foi importante em duas dimensões: primeiro, porque possibilitou que os alunos vivenciassem, na prática, diversas situações enfrentadas no mercado de trabalho; segundo, por mostrar que, unindo forças, é possível fazer a diferença.

“Saber que o lago poderá aproximar as crianças da natureza e contribuir para envolver a comunidade nessas práticas é algo que não tem preço. Essa experiência também foi valiosa porque possibilitou a prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e que, futuramente, serão cobrados pelo mercado de trabalho”, avalia.

Conscientização sobre a sustentabilidade

A diretora do CEI Estrelinha Brilhante, Adriana Carla Sanches da Silva, afirma que o apoio da Católica SC foi fundamental para que a construção da área de lazer saísse do papel e se tornasse realidade. Ela comenta que o espaço será muito importante para conscientizar as crianças sobre a sustentabilidade – tema que está sempre presente nas atividades que a unidade realiza com os alunos.

“Será uma forma de trabalhar a educação ambiental na prática, possibilitando que as crianças tenham um maior contato com a natureza. Também é um local para estimular o convívio das crianças e seus pais no ambiente escolar”, destaca.

O CEI Estrelinha Brilhante possui outros espaços para trabalhar a sustentabilidade com as crianças, entre eles o ateliê onde os pequenos produzem papel reciclado, o orquidário, a horta pedagógica e o jardim sustentável onde acontecem as apresentações culturais. Futuramente, também deve ser construído um espaço de leitura ao ar livre.

Informações e foto: Católica de Santa Catarina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *