Evento de combate à violência doméstica e familiar na área rural ocorre nesta quinta

As mulheres da área rural de Joinville estão convidadas a participar da ação de cidadania para o Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar às Mulheres Rurais, que vai ocorrer nesta quinta-feira (10), às 10h30, em Pirabeiraba.

O encontro será realizado na Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Meio Ambiente (Sama), que fica na Rodovia SC 418, nº 271, Km 0. O objetivo é levar às mulheres das comunidades rurais informação e esclarecimento sobre as formas de prevenção e combate à violência doméstica e familiar.

“Muitas vezes, a mulher da área rural não identifica que está sofrendo violência doméstica e até considera normal esse tipo de convivência conjugal. Isso também ocorre por estarem em locais mais afastados, pela distância entre uma propriedade e outra, e pelo machismo”, explica a assistente social da UDR, Jaqueline Coelho.

A programação inclui a exibição do documentário “Sozinhas”, de Ângela Bastos, que apresenta o caso de duas joinvilenses que foram vítimas de violência. Além disso, as participantes também receberão cartilha e materiais informativos sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre direitos da mulher e serviços da Delegacia da Mulher –  como atendimento, boletins de ocorrência e medidas protetivas – e informações sobre serviços públicos como atendimento médico emergencial.

Também serão realizadas apresentações dos serviços do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Pirabeiraba e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do Vila Nova. Ao final do evento haverá uma confraternização com café e bate papo.

Ônibus Lilás

Para divulgar a ação e representar a causa, já está em Pirabeiraba, em frente à Casa Krüger, o Ônibus Lilás do Programa Mulher Viver sem Violência, atividade organizada pela Coordenadoria da Mulher, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social.

Em Joinville, a ação para o Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar às Mulheres Rurais tem a participação da SAMA, Secretaria de Assistência Social (SAS), Secretaria da Saúde (SES), Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), Núcleo Maria da Penha, Associação Catarinense de Ensino (ACE) e União Brasileira das Mulheres (UBM).

Informações: Prefeitura de Joinville
Foto: Governo de Santa Catarina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *