Ato pela liberdade de Lula ocorre na tarde desta quinta-feira

Militantes petistas e simpatizantes da causa se reúnem, nesta quinta-feira (10), às 14 horas, para uma manifestação em defesa da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ato, organizado pelo Comitê Popular Lula Livre de Joinville, Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, vai ocorrer na Praça da Bandeira.

Lula está preso em Curitiba (PR) após condenação em segunda instância em processo relacionado à Operação Lava Jato. Para a militância, a prisão é fruto de um processo irregular e injusta. Desde que o ex-presidente chegou a Curitiba, um acampamento de militantes foi montado próximo à carceragem da Polícia Federal.

Pré-candidato à presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT), ele liderava as pesquisas de intenção de voto antes de ser preso e depois também. O partido não retirou a sua pré-candidatura. Militantes e eleitores simpáticos ao PT querem a liberdade do ex-presidente e a garantia de sua candidatura.

Além da questão a respeito de Lula, o movimento também protesta contra o desmonte dos serviços públicos, congelamento de investimentos sociais, a entrega de recursos naturais e de estatais ao capital internacional, a reforma trabalhista e a intervenção militar no Rio de Janeiro.

“O que estamos fazendo é denunciar o golpe que está em curso no Brasil com uma cara de legalidade.
Destacando que este golpe não é em cima de um partido ou de uma pessoa, mas contra todos nós trabalhadores. O que está em disputa é um projeto de sociedade que para os golpistas não inclui a classe trabalhadora”, afirma o líder sindical Wanderlei Monteiro de Souza.

Texto: Felipe Silveira
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *