Projeto Toninhas lança série animada com as aventuras da toninha Babi

Foi ao ar na sexta-feira (4) o primeiro episódio da série “As aventuras da toninha Babi”. A animação produzida pelo Projeto Toninhas tem o objetivo de sensibilizar a sociedade acerca da importância da preservação ambiental da Baía da Babitonga, onde vivem as toninhas, espécie de golfinho que está ameaçado de extinção.

A protagonista dessa história é a toninha Babi, que recebeu esse nome por causa da Baía da BABItonga. No primeiro episódio, “Viva a Babi”, são apresentados alguns personagens e o fato de que a jovem toninha saiu do seu habitat mais seguro, a baía, para conhecer o mar aberto. É a partir disso que se desenrolam as aventuras de Babi.

Ao sair da baía (comportamento raro para as toninhas da região), ela fica perdida e viaja pelo litoral catarinense até a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA-BF). Sob esse pano de fundo são abordadas questões relativas a conservação da toninha e do seu habitat.

A coordenadora de educação ambiental do Projeto Toninhas, Daiana Proença Bezerra, espera alcançar um número ainda maior de pessoas com a série animada.

“Estar presente nas redes sociais por meio de um recurso como a animação tem sido um novo desafio. A sociedade precisa se sensibilizar com a problemática da toninha, para fazer parte e auxiliar em sua conservação. Acreditamos que conhecer o animal é o primeiro passo para que ocorra esse envolvimento”, frisa.

Além das animações, Daiana menciona que outros produtos destinados ao mobile devem ser divulgados ainda esse ano pelo Projeto, que conta com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. “Estamos trabalhando na produção de dois aplicativos para smartphone, que também irão ter como foco as toninhas”, revela.

O Projeto Toninhas é desenvolvido pela Universidade da Região de Joinville (Univille). Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

A animação

O projeto foi desenvolvido pelo Rizoma Estúdio, responsável, entre outros trabalhos, pelo canal Enraizando, que produz conteúdo educativo em forma animada. Ou seja, uma equipe com conhecimento e experiência para dar conta do projeto de conscientização ambiental. Para Tom Gonçalves, diretor de criação estúdio, o desenho é uma excelente ferramenta no auxílio à popularização da toninha.

“Estamos felizes em fazer parte desse projeto, totalmente alinhado à nossa missão: informação é para compartilhar. A toninha Babi será um sucesso, sem dúvida. Não só as crianças vão se apaixonar por esse golfinho. A gente já está”, conta Gonçalves.

O desenho animado começa com o voo da gaivota Lari pela Baía da Babitonga, mostrando cenários conhecidos: o Centro Histórico de São Francisco do Sul, o porto e as ilhas da baía. Também são apresentados personagens inspirados na fauna da região, como peixes, tartarugas e aves.

“As aventuras da toninha Babi” conta com as vozes de Alessandra Pak (Babi), Eduardo Campos (trinta-réis Trintinha), Andréia Malena Rocha (gaivota Lari) e Eliane Puhl (mãe da Babi). A produção musical é do grupo Eu Também Sou Zé.

Texto: Felipe Silveira
Imagem: Rizoma Estúdio
Informações: Projeto Toninhas

Um comentário em “Projeto Toninhas lança série animada com as aventuras da toninha Babi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *