Estudantes falam sobre participação em competição internacional

Os estudantes Arthur Alberton Lenzi, do curso de Física, e Anna Beatriz Ribeiro, de Engenharia de Produção e Sistemas, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, retornaram de Dubai com grandes experiências na bagagem. Eles representaram o Brasil na etapa mundial da 38ª edição do Global Management Challenge (GMC), maior competição de estratégia e gestão baseada em simuladores, que ocorreu entre os dias 16 e 18 de abril.

Apesar de muita dedicação, os acadêmicos joinvilenses não conseguiram se classificar. A República Tcheca saiu vitoriosa da competição que envolveu equipes de 34 países. “Tivemos um erro na primeira das cinco decisões que tomamos, que fez a gente sair atrás. Depois recuperamos, mas não foi o suficiente”, conta Arthur.

Para Anna Beatriz, a experiência e o conhecimento que ganharam em Dubai foram únicos. ”Tivemos networking com pessoas do mundo inteiro, conhecimento de novas culturas e outras maneiras de se enxergar o mundo”.

Os dois estudantes fazem parte do I9 – Núcleo Estudantil de Inovação Tecnológica, da própria universidade, e foram orientados pelo professor Fernando Natal de Pretto, do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Na etapa nacional da competição em São Paulo, a dupla superou mais de 500 competidores.

O desafio, presente em mais de 30 países desde 1980, simula a administração das áreas de produção, finanças, marketing e recursos humanos de uma empresa virtual, utilizando um software de gestão. Os grupos recebem dados de cinco trimestres passados da empresa virtual, com um panorama situacional da empresa perante o mercado são estimulados a deliberar e tomar decisões de gerenciamento.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Udesc Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *