Prefeitos discutem criação da Região Metropolitana de Joinville

Os prefeitos das cidades vinculadas à Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville se reuniram na tarde desta quinta-feira (26) para discutir o aprimoramento do projeto de criação da Região Metropolitana de Joinville. A minuta da lei tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). No próximo dia 7, às 14 horas, haverá audiência pública organizada pela Alesc, no auditório da ADR Joinville.

“É um debate importante para o planejamento dos municípios e envolve questões de investimentos e mobilidade urbana. Os prefeitos e outras entidades interessadas devem dialogar e aprimorar o projeto para atender da melhor forma as cidades que têm necessidades similares”, avaliou a secretária Simone Schramm, da ADR.

Em janeiro de 2017, a ADR Joinville fez a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional com apresentação do projeto da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, à época, exposto pelo engenheiro Cassio Taniguchi, da Secretaria de Estado do Planejamento. Naquela oportunidade estiveram presentes dez prefeitos, deputados estaduais e secretários regionais de Mafra e Jaraguá do Sul.

“Nós não somos contra nem a favor, mas precisamos discutir o aprimoramento do projeto de lei que cria a Região Metropolitana de Joinville. Nossa leitura é de que deve contemplar os municípios conurbados e possíveis de conurbação”, disse o prefeito Udo Döhler.

Participaram a secretária da ADR, Simone Schramm; o prefeito de Joinville, Udo Döhler; o prefeito de Garuva, Rodrigo David; o prefeito de São João do Itaperiu, Clézio Fortunato; o prefeito de Araquari, Clenilton Pereira; o prefeito de Barra Velha, Valter Zimmermann; o prefeito de São Francisco do Sul, Renato Lobo; e Stella Maris Wanis representando Balneário Barra do Sul.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: ADR Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *