Inscrições abertas para o 2º Seminário de Improvisação Musical Brasileira

Projeto premiado no Edital Elisabete Anderle em 2017, o 2º Seminário de Improvisação Musical Brasileira (SIMB) vai ocorrer de 2 a 5 de maio, em Florianópolis. Músicos, estudantes e interessados podem se inscrever gratuitamente para as oficinas e práticas musicais até o dia 13 de abril. As atividades ocorrem no CIC (palestras, oficinas e prática musical) e Teatro do Sesc Prainha (concertos). As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 13 de abril neste link.

A produtora Mônica Becker, da Base Cultural, e o violonista e compositor Leandro Fortes realizaram o 1º SIMB em 2015, através do programa Rumos Itaú Cultural. No ano passado, o projeto foi aprovado no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, prêmio concedido pelo governo do Estado de Santa Catarina.

“Essa ideia surgiu da necessidade de fricção entre o mundo da prática e o da teoria em torno da improvisação e da música. Acima de tudo, a música é uma experiência social, e é muito enriquecedor esse encontro pessoal entre instrumentistas, compositores, educadores e profissionais que pesquisam a música dentro e fora da academia” diz o  violonista e compositor Leandro Fortes, que organizou a primeira edição do SIMB junto à produtora Mônica Becker em 2015.

Segundo Mônica Becker, a primeira edição contou com participantes de diversos estados e cidades catarinenses e a expectativa é ampliar o número de pessoas este ano. “As pessoas podem se inscrever gratuitamente em mais de uma oficina. São 30 vagas para cada oficina e este ano teremos uma para crianças de 7 a 11 anos, sobre música indígena, com as pesquisadoras Magda Pucci e Berenice de Almeida”, conta ela.

Entre as atrações do seminário, destaca-se a cantora paulista Izabel Padovani, vencedora do Prêmio Visa de Música Brasileira 2005, e indicada ao Grammy Latino em 2007, na categoria “Melhor Álbum de Jazz Latino”. Além de se apresentar, Padovani lecionará duas oficinas, uma sobre “O gesto vocal” e outra sobre a “Técnica Alexander”, um trabalho de reeducação do organismo, que promove o bem-estar através da consciência da postura, equilíbrio e coordenação do corpo.

Além das palestras, oficinas e práticas musicais no CIC (veja a programação), durante as quatro noites ocorrem os shows no Teatro Sesc Prainha, às 20 horas, cujos ingressos podem ser retirados gratuitamente a partir das 19 horas. Na abertura, dia 2, o duo Padovani e Saggiorato apresenta o show “Aquelas Coisas Todas”. Na quinta, dia 3, Leandro Fortes e Grupo apresenta o espetáculo “Diagonal”. Na sexta, dia 4, acontece o encontro inédito entre o pianista Luiz Zago, o guitarrista Julio Herrlein e o saxofonista Marcelo Coelho no concerto “Afluentes”. E no encerramento, sábado, dia 5, o compositor Itiberê Zwarg, baixista da banda de Hermeto Pascoal há mais de 40 anos, se apresenta com os alunos de sua “Oficina de Música Universal”.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Marcos D’Elboux/1º SIMB
Informações: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *