“Fake news e as eleições de 2018” é tema de palestra em Joinville

No próximo sábado (14), das 9 às 11 horas, a Católica de Santa Catarina em Joinville promove a palestra “Fake news e as eleições de 2018”, na sala A03. A palestra é aberta à comunidade e são oferecidas 100 vagas. Para participar, basta se inscrever no site da instituição. A palestra será ministrada pelo juiz do Tribunal Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Wilson Pereira Júnior.

Wilson Pereira Júnior é natural de Joinville. Em 2001, formou-se em Direito pela Universidade de Joinville e, em 2002, fez pós-graduação em Processo Civil no Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos (IBEJ). Além disso, o juiz do Pleno presidiu diversas comissões da subseção da Ordem de Advogados do Brasil em Joinville e, entre 2010 e 2012, foi secretário geral da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina. Wilson dedica-se à advocacia há 16 anos e é sócio do escritório Wilson & Wilson Advogados, especializado em Direito Empresarial e Civil.

Pesquisadores têm apontado que a dinâmica nas redes sociais através de fake news durante as eleições brasileiras serão “centrais e paradigmáticas” no mundo, vistas como um “case” global de democracia e redes sociais. A difusão de notícias falsas nas redes sobre a vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada no Rio de Janeiro na noite de 14 de março, é vista por especialistas como uma prévia de como poderá ser o ambiente digital durante a campanha eleitoral no Brasil em 2018.

A palestra “Fake news e as eleições de 2018” é promovida por meio do Programa Pensamento em Movimento, realizado pelo curso de Direito desde 2015. O objetivo da iniciativa é fomentar o debate e a reflexão sobre diversos temas do cotidiano.

A Católica SC fica na Rua Visconde de Taunay, 427, Centro. Outras informações podem ser obtidas com o professor Itamar Gelain, pelo e-mail itamar.gelain@catolicasc.org.br.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Católica SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *