Bombeiros Voluntários abrem nova turma de formação de socorristas

O Centro de Centro de Treinamento e Instrução do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) abriu nova turma de formação de socorristas. As inscrições devem ser feitas no Centro de Treinamento, que fica na rua Dona Francisca, 6.500, anexo à Unidade 2. O investimento é de R$ 1.600,00 e pode ser parcelado em seis vezes sem juros no cartão de crédito.

As aulas começam dia 16 deste mês e serão ministradas na Unidade Central (rua Jaguaruna, 13). A carga horária é de 240 horas/aulas, destas, 36 horas são estágio nas ambulâncias da corporação. Para fazer o curso de formação é necessário ter 18 anos e ensino médio completo.

A atuação do socorrista no mercado de trabalho é bastante ampla. Inclui os setores de saúde e prestação de serviço, como hospitais, centros de saúde, órgãos do governo, SAMU, ambulâncias de transporte, shoppings centers, condomínios empresariais, ambulatórios de empresas entre outros.

Na função, o socorrista presta o primeiro atendimento à vítima. É ele quem vai garantir a segurança dela e da equipe, faz a verificação de sinais vitais e sua manutenção, eventual imobilização de fraturas, controle de hemorragias, manobras de ressuscitação cardiopulmonar e desengasgamentos, entre muitos outros procedimentos. Quando necessário, faz o transporte para a unidade de saúde.

O curso de formação do Centro de Treinamento do CBVJ tem a vantagem de contar com a expertise e equipamentos da corporação mais antiga do País, com 125 anos de atividades. Além disso, as aulas são ministradas por Arnoldo Boege Junior, profissional com 17 anos de experiência na área, com atuação em hospital, bombeiros voluntários, batalhão aéreo da PM, Samu e integrante de equipe de resgate de concessionária de rodovia.

Arnoldo Boege Junior é graduado em enfermagem pelo Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/Ielus (2001). Atualmente é enfermeiro líder de área 2 do Pronto-socorro do Hospital Municipal São José. Tem experiência na área de enfermagem, com ênfase em enfermagem em emergência.

Integrado há 20 anos como bombeiro socorrista voluntário, resgatista e mergulhador no Corpo de Bombeiros Voluntário de Joinville (CBVJ), enfermeiro tripulante aeromédico no Helicóptero Águia (Graer) da PMSC desde 201 e é instrutor de atendimento pré-hospitalar. Foi Coordenador do Samu Norte-nordeste de Santa Catarina de 2005 até 2008, enfermeiro coordenador do Serviço de Atendimento Pré-hospitalar da BR Vida na Autopista Litoral Sul de 2008 até 2013.

Alguns módulos que serão abordados

Avaliação primária e secundária da vítima;
Tipos de choques e suas consequências;
Técnicas de remoções de vítimas;
Tipos de traumas;
Técnicas de imobilização de fraturas e contenção de hemorragias;
Técnicas de ressuscitação cardiopulmonar;
Manobras em caso de engasgamentos, afogamentos e queimaduras; Atendimento pré-hospitalar tático;
Atendimento a múltiplas vítimas/catástrofes e com produtos perigosos; Atendimento a casos que envolvam animais peçonhentos;
Assistência ao parto e recém-nascido;
Atendimento a casos clínicos mais comuns;
Técnicas de transporte aeromédico.

Mais informações

Telefones: 3431-1114 ou 3023-9700
WhatsApp: (47) 99646-2361
E-mails: treinamento@cbvj.com.br ou chefect@cbvj.com.br

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Bombeiros Voluntários

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *