Eduardo Silveira lança seu primeiro livro de poemas nesta sexta

O escritor joinvilense Eduardo Silveira lança seu primeiro livro de poemas nesta sexta-feira (6), às 18h30, na Livraria A Página. “Calopsita” é o nome da obra que será distribuída gratuitamente, pois foi contemplada no Prêmio Catarinense de Literatura do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Eduardo Silveira trabalha como professor de Língua Portuguesa e Literatura e mantém, desde 2008, o blog O Bibliófilo Pobre, no qual divulga sua produção, composta por poemas, contos e crônicas. Os poemas de “Calopsita” foram escritos durante os estudos do autor.

“São textos que produzi enquanto cursava a faculdade de Letras. Durante alguns anos publiquei somente em blogs até que percebi que havia um livro, não no sentido de uma obra com unidade, mas uma coleção de poemas, sobre variados assuntos”, conta o autor, que fala sobre relações afetivas e narra cenas cotidianas.

Para o editor e prefaciador da obra, o também poeta joinvilense Rubens da Cunha, Calopsita “apresenta um conjunto de poemas marcados por uma ironia agridoce que se manifesta, sobretudo, na coloquialidade da linguagem”. Segundo ele, é na linguagem que está a força desses textos. “Eduardo consegue sintetizar literariamente a rapidez, a fragmentação, o despojamento de toda uma geração marcada pela escrita na internet”, afirma.

Eduardo foi, por duas vezes, premiado no Prêmio Joinville de Expressão Literária. Em 2008, aos 18 anos, na categoria Poesia, e em 2010, na categoria Conto/Crônica. “Calopsita”, que recebeu uma versão preliminar (artesanal, limitada a 25 edições) em 2012, também já foi premiado. No início de 2014, recebeu Menção Honrosa no Prêmio Cruz e Sousa de Poesia. O prêmio, organizado pela Edufsc, editora da Universidade Federal de Santa Catarina, elegeu a obra como um dos três melhores livros de poesia do estado de Santa Catarina inscritas.

Agora o livro recebe a edição definitiva, editado pelas editoras Bernúncia e Redoma. A ilustração da capa é da artista visual Carol Silva, também de Joinville.

A Livraria A Pagina fica na rua Doutor João Colin, 475, Centro.

Texto: Felipe Silveira
Foto: Cedida por Eduardo Silveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *