De olho na Supercopa, Blackstar Joinville disputa Copa Brasil de Basquete

A equipe do Blackstar Joinville foi convidada para a Copa Brasil de Basquete, que será realizada de 17 a 20 de maio na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. O torneio é o caminho mais curto para chegar à Liga Ouro, que é a segunda divisão do basquete nacional, sendo esta o caminho para chegar ao Novo Basquete Brasil (NBB). A Copa Brasil é um torneio classificatório para a Supercopa. Os dois primeiros colocados nesta competição garantem vaga na Liga Ouro de 2019.

Seis times vão disputar a Copa Brasil – três indicados pela Federação Catarinense de Basquete (FCB) e três pela Federação Paranaense de Basquete (FPB). Além do Blackstar, AJAB Jaraguá e Joaçaba são os indicados de Santa Catarina. Ponta Grossa e Basquete Curitiba representam o Paraná, além de uma equipe a ser indicada pela federação.

“O convite e a escolha da FCB para que pudéssemos ser a primeira equipe indicada para representar o estado nessa competição nacional nos deixou muito envaidecidos. É o reconhecimento de um árduo trabalho que tivemos no ano de 2017. Estamos nos mobilizando para ir com uma equipe competitiva para Copa Brasil, visando buscar a vaga para Supercopa”, disse Richard Ewald, coordenador de basquete da equipe joinvilense.

Por ser a equipe sede, a equipe de Ponta Grossa já tem uma vaga garantida na Supercopa, que será disputada no segundo semestre. Porém, o melhor colocado da Copa Brasil também garante vaga na Supercopa. Esta vaga é o objetivo da equipe joinvilense.

Para o presidente do Blackstar, Rodrigo Lima, a Copa Brasil será um torneio tiro curto na qual não se pode errar. “A equipe de Ponta Grossa, além de ser o time da casa, é hoje a equipe a ser batida nesta competição. Eles são pentacampeões estaduais adultos e estão com a mesma base há três anos. Porém, estamos muito motivados a ir a Ponta Grossa e tentar voltar com a última vaga disponível para a Supercopa”, afirmou o dirigente.

De acordo com a direção do time, o Blackstar busca ser a quarta equipe do estado a ficar em evidência no cenário nacional. Santa Catarina conta com a Associação dos Amigos do Basquete de Joinville (AABJ) no NBB e dois times na Liga Ouro: Blumenau e Brusque. Para isso, a equipe faz um trabalho sério dentro e fora de quadra.

No mês de março, o time venceu a Taça 15 anos do Blackstar, realizada na Associação Desportiva Embraco (ADE). Também vai realizar dois amistosos, nos dias 21 e 22 de abril, com o objetivo de preparação para a Copa Brasil.

Além de treinos fortes na quadra (veja o vídeo) e na academia, a equipe se desenvolve em todas as áreas: base, finanças, comunicação e outras. Com este trabalho, visa contar com dois reforços de relevo para a disputa no Paraná, potencializando a equipe para brigar pelo título em condições de igualdade com os favoritos.

Texto: Felipe Silveira
Foto e informações: Blackstar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *