Número de turistas estrangeiros mais que dobrou em Santa Catarina

Nessa temporada, o percentual de turistas estrangeiros em Santa Catarina mais que dobrou, passando de 12,4% para 29%. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC).

Entre os turistas estrangeiros, o destaque é para os argentinos, com uma fatia de 23,5% em 2018. Entre os brasileiros (71%), o grupo mais representativo é do Rio Grande do Sul (29,3%), acima inclusive do público catarinense.

A origem dos turistas também varia bastante entre as cidades: em São Francisco do Sul, 44% vieram do Paraná; Garopaba recebeu 63% do Rio Grande do Sul; já em Laguna 62% dos turistas são do próprio estado.

A pesquisa mostra ainda que para atender o aumento no fluxo de clientes, 39,4% dos estabelecimentos contrataram funcionários extras, especialmente bares e restaurantes, mercados e supermercados. A admissão foi maior na hotelaria com 63,2%.

O turismo na temporada é majoritariamente terrestre,com 90%. Sete a cada dez turistas chegam ao destino de carro: 52,6% dos brasileiros, 15,3% dos argentinos, 1,6% dos uruguaios e 1,3% dos paraguaios – e os outros 15% de ônibus em linhas regulares ou fretados. A maioria, 55,9% dos visitantes, também utiliza veículos próprios para deslocamento dentro da cidade.

Os principais tipos de hospedagem foram os imóveis alugados 35,2%, hotéis/pousada/hostel 33,4% e casa de parentes/amigos 20%.

Edição: Alexandre Perger
Foto: James Tavares/Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *