Governo de SC e província chinesa assinam protocolo de intenções

Com o objetivo de fortalecer o intercâmbio cultural, educacional, turístico e econômico entre Santa Catarina e a Província de Fujian, na China, foi assinado na segunda-feira (2), um protocolo de intenções que prevê a cooperação de cidades-irmãs com Florianópolis, Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí. O protocolo de intenções foi assinado pelo governador interino Eduardo Pinho Moreira e pelo vice-secretário geral do Governo Provincial de Fujian, Zhan Zhijie, que esteve em Santa Catarina exclusivamente para o ato em Florianópolis.

“A China é o maior mercado do mundo e cresce de forma acelerada. Estabelecer parcerias com o país é sempre muito importante. Santa Catarina já é parceira na área comercial em vários produtos, especialmente de alimentos. Este protocolo vai ampliar ainda mais as relações em todas as áreas. Estamos abertos para cooperações e novas oportunidades de desenvolvimento”, disse o governador.

Zhan Zhijie destacou que a qualidade de vida, a economia e o turismo de Santa Catarina são muito parecidos com Fujian. “Estamos satisfeitos com a possibilidade de ampliar a troca de experiências e de negócios, especialmente com o turismo internacional. Também esperamos que, no futuro, os empresários de Fujian venham para Santa Catarina para uma rodada de negócios. Há muito potencial nas parcerias”, afirmou.

Por fim, Zhan Zhijie convidou o governador para estar presente na Feira Internacional da China para o Investimento e Comércio (CIFIT), na cidade de Xiamen, que oferece possibilidades para investidores e empresários. Eduardo Pinho Moreira sinalizou positivamente a ida de uma comitiva catarinense ligada ao setor.

Cooperação SC-Fujian

As tratativas de cooperação entre os dois países iniciaram em 2016, quando a Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI) e a Univali firmaram um convênio entre Santa Catarina e a Província de Fujian. A Univali já estabeleceu cooperação com a Universidade de Fuzhou – enviaram quatro alunos para intercâmbio de um ano. Já em 2017, a SAI foi à Província de Fujian. Na missão, houve reunião com representantes do Departamento Internacional de Fujian para estabelecer pontos de cooperação entre as partes. Junto com a parceria com a Univali foram identificadas as cidades de Florianópolis, Itajaí, Camboriú e Balneário Camboriú para estabelecer acordo de cidades-irmãs.

Localizada no Litoral da China, a Província de Fujian tem uma população de 35,3 milhões de habitantes em uma área de 121.400 km². A cidade de Fuzhou é a capital. Os principais produtos chineses importados por Santa Catarina são máquinas e aparelhos elétricos, pneus utilizados em automóveis de passageiros e de corrida, fios texturizados de poliéster, produtos laminados, ferro, aço e alumínio. Já Santa Catarina exporta para o país soja, pedaços e miúdos de frango, carne suína, madeira e moto compressores herméticos.

Comitiva chinesa

Fizeram parte da comitiva chinesa, Zhan Zhijie, vice-secretário geral do Governo Provincial de Fujian; Su Qingci, vice-diretor geral do Comitê de Desenvolvimento de Turismo de Fujian; Xiong Jun, consultor do Comitê de Desenvolvimento de Turismo de Fujian; Chen Dengfeng, vice-consultore do gabinete do Governo Provincial; Chen Mingli, vice-diretor deputado do gabinete de Assuntos dos Chineses Ultramarinos do Governo Provincial; e Lin Xin, intérprete do gabinete de Assuntos Exteriores do Governo Provincial de Fujian.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Jeferson Baldo/Governo de SC
Informações: Governo de SC

Um comentário em “Governo de SC e província chinesa assinam protocolo de intenções

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *