Vigilância Sanitária realiza capacitação de manipuladores de alimentos

A Vigilância Sanitária de Joinville, em parceira com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região (VivaBem), iniciou nesta segunda-feira (2) o curso “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”. A capacitação, que terá um total de 20 horas, ocorre na sala João Martinelli, na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ).

Estão participando cerca de 40 profissionais de Joinville e região que atuam diretamente com a manipulação de alimentos, bem como os donos de estabelecimentos, proprietários de serviços de alimentação e nutricionistas.

“Nossa proposta é disseminar as boas práticas e minimizar os riscos de ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados”, explicou Valdir Hruschka, fiscal da Vigilância Sanitária.

Entre as questões abordadas estão higienização do ambiente, de utensílios e dos alimentos; acondicionamento e temperatura dos alimentos; procedência e rotulagem dos produtos utilizados; segurança do trabalhador; procedimento operacional padrão para a segurança alimentar; e produtos de origem animal.

O curso tem como base a Resolução nº 216 da Anvisa, de 15/09/2004, que traz o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Essa é a primeira programação do ano de 2018 e outras três serão realizadas até dezembro.

Na abertura, o secretário da Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva, falou sobre a importância da atividade e lembrou que essa é também uma ação oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Jean adiantou que pretende ampliar o número de cursos ao longo do ano, aumentando o número de pessoas e estabelecimentos atendidos. “Esse curso é mais conhecimento para desempenharem bem o trabalho de vocês”, acrescentou.

O vice-presidente da área de capacitação do Viva Bem, Aldenir Carneiro, elogiou a parceria com a Vigilância Sanitária e também destacou a importância da capacitação. “Que todos se dediquem e apliquem os conhecimentos em suas empresas”, comentou.

A gerente da Vigilância Sanitária, Edilaine Pasquale, fez uma rápida apresentação das áreas de atuação do serviço e elogiou a iniciativa dos fiscais responsáveis pelo curso, que é oferecido sem custos para os participantes.

Edição: Felipe Silveira
Foto: VivaBem

Informações: Prefeitura de Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *