Dia Mundial do Backup é comemorado neste 31 de março

O que você faria se perdesse todos os seus dados? Esta é a pergunta do Dia Mundial do Backup, comemorado no dia 31 de março desde 2011. A ideia partiu de um usuário no fórum de discussão Reddit e desde então ganhou força. O movimento convida as pessoas a fazer cópias de segurança e lembra a importância de backups para proteger dados do computador, do smartphone, do tablet e da máquina fotográfica.

Além de sugerir que todos os internautas façam backups nesse dia, o site do World Backup Day ainda lembra aos usuários que verifiquem os backups existentes para saber se estão em boa qualidade para uso, caso venham a ser necessários. É bom ressaltar que não é suficiente fazer backups uma vez por ano: é preciso que a atividade seja regular, pois imprevistos podem acontecer a qualquer momento.

Veja alguns dados do Dia Mundial do Backup
  • Cerca de 30% das pessoas nunca fizeram backup de seus dados
  • 29% dos dados perdidos são de forma acidental
  • 113 celulares são perdidos por minuto
  • 1 em cada 10 computadores são infectados por vírus por mês
Opções de Backup

Basicamente existem duas opções de backup, uma unidade externa (HD externo, pen drive etc.) ou o backup na nuvem. A primeira opção, além de ter o custo de aquisição do equipamento, também pode está sujeita aos mesmo problemas da unidade principal, como desastres (incêndio, alagamentos, etc), roubos, avaria do equipamento e ataque de vírus.

Já o backup na nuvem se divide entre os gratuitos e os pagos. Nos gratuitos, como o Google Drive, a segurança contra vírus não é garantida. No caso recente do ransomware que infectou vários computadores pelo mundo, quem pegou o vírus no computador também teve suas pastas do Google Drive afetadas.

Os backups pagos possuem criptografia específica e camadas de proteção e duplicidade.

Cloud Backup Webhaus Acronis

A WebHaus oferece o serviço profissional de Cloud Backup que é desenvolvido pela Acronis Backup Cloud. O serviço é indicado pelas principais revistas do segmento em todo mundo como o melhor serviço de backup da atualidade.

A revista PC MAG, por exemplo, destacou a interface moderna e os recursos únicos. A AV TEST deu destaque para a velocidade dos serviços, “que é, em média, duas vezes mais rápido, e em alguns casos sendo dez vezes mais rápido que a concorrência”.

Para saber mais sobre os mais de 100 prêmios recebidos pela Acronis, acesse o site (em inglês). Para conhecer os planos de Cloud Backup Profissional oferecidos pela Webhaus, acesse a página do serviço.

Este conteúdo é patrocinado pela Webhaus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *