Entidades empresariais contestam título de cidadão catarinense dado a Lula

O título de cidadão catarinense entregue na última sexta-feira (23) ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gerou reações contrárias no meio empresarial catarinense. O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) lançou nota contra o ato que condecorou o petista.

O título foi concedido em 2008 pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), quando Lula ainda era presidente. Os responsáveis por entregar o título a Lula foram os deputados estaduais petistas Ana Paula Lima, Dirceu Dresch e Luciane Carminatti. A justifica é o investimento feito pelo ex-presidente no estado. Eles aproveitaram a passagem da caravana do petista por Florianópolis.

Na nota, a Cofem destaca a condenação que Lula sofreu por corrupção no Tribunal Federal da 4ª Região e afirma que, por isso, o petista não atende os requisitos do título, que exige “elevado espírito público, virtudes éticas e idoneidade moral”.

No final do documento, a entidade pede “que, em respeito à sociedade catarinense, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina suspenda o ato de entrega do título e revogue a referida concessão”.

Texto: Alexandre Perger
Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *