ADR Joinville autoriza estudos sobre resíduos sólidos em nove cidades

A secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville, Simone Schramm, assinou a ordem de serviço para elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O investimento de R$ 460 mil vai atender nove cidades da região Norte. A autorização foi nesta quarta-feira (21) e contou com a presença do prefeito de Campo Alegre, Rubens Blaszkowski, também presidente da Amunesc.

O termo de colaboração é celebrado entre o Governo do Estado e a Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc). Os estudos contemplam Joinville, Garuva, Rio Negrinho, São Francisco do Sul, Itapoá, Balneário Barra do Sul, Araquari, Campo Alegre e São Bento do Sul. A vencedora da licitação é a Premier Engenharia e Consultoria Ltda Me.

A empresa tem um ano para elaborar um diagnóstico de cada município nas áreas da saúde, construção civil, industriais, agropastoril (embalagens de produtos agrotóxicos), reversos (como pilhas e pneus) e os urbanos (coleta terceirizada). O objetivo é identificar como são geridos e destinados os resíduos em cada município, quais são as áreas ambientalmente preparadas para receber o material como aterros sanitários ou industriais e identificar, por exemplo, pontos de coleta de política reversa. Depois serão propostas ações para atender a necessidade dessas cidades por até 20 anos, podendo ser indústrias de reciclagem, novos aterros ou até mesmo maior fiscalização.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: ADR Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *