Estudantes do Vila Nova protestam contra falta de ar condicionado

Os estudantes da Escola de Ensino Médio Bailarina Liselott Trinks, inaugurada recentemente pelo governo estadual no bairro Vila Nova, realizaram um protesto na sexta-feira (16). Eles querem a instalação de condicionadores de ar na nova unidade de ensino.

Os aparelhos estão na escola desde agosto de 2017 e até o momento não foram instalados. Representantes dos estudantes contam que a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville havia prometido a instalação seria feita até quinta-feira (14). Como não houve nenhum sinal de que a promessa seria cumprida, a comunidade escolar organizou a manifestação.

Os estudantes contam que há turmas com 40 alunos em que não há ar condicionado nem ventilador, de modo que fica insuportável assistir as aulas nos dias quentes, que são constantes no úmido verão joinvilense.

Outras reivindicações

Esta não é a única reivindicação dos estudantes e professores. A unidade entrou em funcionamento em agosto do ano passado, mas até hoje não houve a inauguração oficial. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Santa Catarina, Sinte Joinville, a escola deveria contar com laboratórios de informática e outros para as demais disciplinas, mas nenhum deles está montado.

A comunidade escolar cobra a implantação dos laboratórios, melhorias no transporte, mais funcionários para a limpeza (a escola possui apenas três), entre outras demandas. Eles prometem a continuidade da mobilização. Em assembleia realizada na escola, foi aprovada uma nova paralisação no dia 2 de abril, um abaixo-assinado e a organização e eleição do grêmio estudantil.

Atualização

A ADR Joinville enviou mensagem ao jornal O Mirante e explicou que “uma licitação foi feita para instalação dos equipamentos e o órgão aguardava o prazo legal da lei de licitações para dar a ordem de serviço. A mesma será entregue à empresa nesta semana”, registrou a mensagem.

Texto: Felipe Silveira
Fotos: Cedida pela comunidade escolar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *