Exposição apresenta obra do artista plástico Fritz Alt

Fotografias, esculturas, peças em gesso e materiais que registram o processo de produção compõem a exposição “Identidades Plurais na Poética de Fritz Alt”, que apresenta parte do trabalho do escultor alemão e a importante contribuição artística que deixou para Joinville.

O escultor alemão Fritz Alt chegou a Joinville em 1922 e sua obra continua presente em diversos pontos da cidade, como na Rua das Palmeiras, onde está o busto da princesa Dona Francisca, e na Praça da Bandeira, com o Monumento ao Imigrante. Em 1975, a casa construída por Fritz Alt e onde ele morou com sua família, foi transformada em museu.

De acordo com a coordenadora da unidade, Helga Tytlik, a mostra marca o início da gestão de museu criativo, agora também implementada no Museu Fritz Alt. A proposta tem o objetivo de tornar os espaços mais ativos em seus territórios, participando de forma prática das políticas públicas, das discussões artísticas, da arte como vetor do desenvolvimento.

“Ao longo da sua trajetória, o escultor Fritz Alt teve várias influências e algumas das suas séries foram baseadas em personagens da história. Esta exposição foi montada, também, com o objetivo de ser mais eficiente no caráter educativo, ressaltando a importância do artista para a nossa cidade”, explica Helga.

As escolas interessadas em agendar visitas monitoradas ou oficinas, podem entrar em contato pelo e-mail educativofritzalt@gmail.com. Além de conhecer o trabalho de Fritz Alt, o visitante pode aproveitar a ampla área verde dos jardins, interagir com a paisagem natural do Morro da Boa Vista e contemplar a vista panorâmica da cidade.

O Museu Casa Fritz Alt (Servidão Fritz Alt, rua Aubé, sem número, bairro Boa Vista) abre de terça-feira a domingo, das 10 às 16 horas. A entrada é gratuita.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura de Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *