Implantação do Programa Escola Cidadã começa com capacitação de professores

A primeira etapa do Programa Escola Cidadã, desenvolvido pela Prefeitura de Joinville, teve início na manhã de quarta-feira (14), na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ). A capacitação, que visa remodelar os procedimentos para o tratamento da violência nas escolas da rede municipal de ensino, continua na quinta-feira (15).

O trabalho está sendo realizado com e diretores, orientadores e equipe administrativa das cinco escolas que participam da implantação no modo piloto durante este ano: Escola Municipal Dr. Rubens Schmidlin, Escola Municipal Professor Oswaldo Cabral, Escola Municipal Prefeito Nilson Wilson Bender, Escola Municipal Professor Sylvio Sniecikovski e Escola Municipal Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi.

A iniciativa é da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), por meio da Unidade de Segurança Pública, em parceria com a Secretaria de Educação. A estruturação e a realização foi articulada com a Secretaria de Assistência Social (SAS), Secretaria de Esportes (Sesporte) e Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud).

“Assumimos esta tarefa com muito carinho e a construção foi com todos os órgãos envolvidos, que demonstram motivação e interesse. A escuta qualificada e a forma de interagir numa situação faz toda a diferença na vida das pessoas”, comentou o psicólogo da Unidade de Segurança Pública, José Carlos de Camargo.

O programa tem como diferencial proporcionar novas ferramentas de intervenção: grupo de apoio, grupo de mediação (com a participação da Guarda Municipal), e grupo multidisciplinar (formado pelos serviços da rede especializada e outros órgãos).

O coordenador de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Fábio José Dantas De Melo, explicou que o modelo do programa não foi copiado de nenhum outro município. “A metodologia foi gerada dentro da nossa realidade. Criamos camadas de resolução e estamos considerando os diferentes tipos de ocorrências”. Haverá uma Equipe Escolar da Guarda Municipal atuando diretamente no programa.

Nos dias 15, 19 a 22 de março, também serão capacitados os mediadores e lideranças comunitárias, no auditório da Amunesc. Nestas datas, integrantes da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil participarão do treinamento, das 8 às 18h15. As lideranças comunitárias serão recebidas à noite a partir das 18h15 até 22h15.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura de Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *