Desembargador Ricardo Roesler assume presidência do TRE-SC

O desembargador Ricardo Roesler, que fez carreira como juiz em Joinville, foi empossado como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). Ele assumiu o lugar do desembargador Antônio do Rego Monteiro Rocha. O mandato é válido por dois anos. A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (12), às 18 horas, na Sala de Sessões do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, e reuniu diversas autoridades estaduais.

Cid Goulart Júnior assumiu a vice-presidência do órgão que julga as questões eleitorais no estado. Ele também acumula a função de corregedor-geral da Justiça. Na mesma ocasião, foram empossados os desembargadores Volnei Celso Tomazini e Jaime Ramos como juízes substitutos da Corte.

Ricardo Roesler é natural de São Bento do Sul e atuou como juiz substituto nas comarcas de Joinville, São Francisco do Sul e Canoinhas entre 1987 e 1989. Foi juiz de Direito nas comarcas de Barra Velha (1989 – 1990), Sombrio (1990-1991), Jaraguá do Sul (1991-1993) e Joinville (1993-2007). No período de 2003 a 2006 foi presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses e, de 2004 a 2007, atuou como diretor financeiro da Associação dos Magistrados Brasileiros.

Ainda em 2007, foi nomeado juiz de Direito de 2º Grau do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, onde tomou posse no cargo de desembargador no ano de 2012. Atualmente, o magistrado compõe vários órgãos julgadores, dentre os quais o Tribunal Pleno, Órgão Especial, Grupo de Câmaras de Direito Público e Conselho da Magistratura, além de presidir a Terceira Câmara de Direito Público.

Cid Goulart Júnior é natural de Florianópolis e bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Foi promotor de justiça a partir de junho de 1985, tendo atuado como titular nas comarcas de Cunha Porã, Turvo, Gaspar, Tijucas, Balneário Camboriú, São Joaquim, Concórdia, Blumenau e Florianópolis. Foi secretário da Corregedoria-Geral de Justiça do Ministério Público Catarinense entre 1997 e 1999 e consultor jurídico da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania em 1999.

Procurador de justiça a partir de fevereiro de 2003, Goulart Júnior foi conselheiro do Conselho Superior do Ministério Público Estadual no biênio 2004/2006. Também foi membro do Órgão Especial até fevereiro de 2018. É desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina desde dezembro de 2005 e membro do Grupo de Câmaras de Direito Público e da Segunda Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Sandra de Araujo/TJSC
e informações: TRE-SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *