Saiba como foi o desfile dos 167 anos de Joinville

O tradicional desfile de aniversário da cidade ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira, 9 de março, data em que Joinville completou 167 anos de fundação. Cerca de 3,5 mil pessoas desfilaram em 68 grupos, como as forças armadas, bombeiros, escolas, grupos folclóricos, escolas de samba, ciclistas, grupos de resgate, motociclistas, clubes de automóveis e outras entidades municipais.

Os Bombeiros Voluntários de Joinville promoveram uma volta ao passado. A primeira guarnição que se apresentou estará vestiu réplicas do primeiro uniforme da corporação e levou a bomba manual utilizada entre 1893 e 1935 no combate aos incêndios. O traje do grupo histórico – denominado Comandante Frederico Stoll – é composto por calça branca e gandola azul. Como apetrechos, réplicas do balde de lona, machadinhas e apitos. A caracterização dos bombeiros, a pesquisa dos acessórios até a recuperação da bomba para apresentação no desfile foram viabilizados por meio do Projeto Sirene da Memória.

O desfile começou às 17 horas, ainda durante o dia, e terminou noite adentro. O evento ocorreu na avenida Beira-rio, com presença de milhares de espectadores. Autoridades, como o prefeito Udo Döhler, acompanharam o desfile em um palanque montado na frente do Centreventos Cau Hansen.

Homenagem ao Imigrante

Durante a manhã, em uma cerimônia no Cemitério do Imigrante, foram homenageados os colonizadores da cidade. O prefeito Udo Döhler, o vice Nelson Coelho e o presidente da Secretaria de Cultura e Turismo, Raulino Esbiteskoski, colocaram uma coroa de flores em um dos túmulos de um dos imigrantes sepultados.

A cerimônia contou com apresentação musical do grupo Sambaqui e do Conjunto de Choro da Escola de Música Villa-Lobos (EMVL). No repertório, sucessos de consagrados compositores e músicos brasileiros, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Joventino Maciel. No encerramento, os músicos saudaram o público tocando o hino de Joinville no ritmo de choro.

Edição: Felipe Silveira
Fotos: Prefeitura de Joinville
Informações: Prefeitura | Bombeiros Voluntários