Estação Cultural leva espetáculo de Florianópolis ao CEU Aventureiro neste sábado

O projeto Estação Cultural, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), leva a peça “Ontem à noite caía o sol” ao Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do bairro Aventureiro neste sábado (10). A apresentação, gratuita, começa às 19h30. O CEU Aventureiro fica na rua Theonesto Westrupp, sem número.

O espetáculo da Cia. Embróglio, de Florianópolis, conta a história de Ana, uma jovem que investiga o passado de sua mãe, militante política na ditadura brasileira. Ela vive atrás de arquivos, impulsionada por um desejo de memória. Ana mora com Iuri, que assiste à trajetória de Ana sem imaginar que esses vestígios entrecruzam seu passado.

Iuri e Ana são interpretados por Gustavo Bieberbach e Mariana Corale. A última, aliás, é responsável pelo texto. A peça foi escrita em 2015 e encenada pela primeira vez em 2016, durante as atividades do Núcleo de Dramaturgia do SESI Londrina, um espaço de criação textual e de encenação coordenado pelo dramaturgo Maurício Arruda Mendonça. Em 2017, o espetáculo passou a integrar o repertório da Cia. Embróglio.

Ficha técnica

Dramaturgia: Mariana Corale
Orientação dramaturgia: Maurício Arruda Mendonça
Atores: Gustavo Bieberbach e Mariana Corale
Criação, operação de luz e cenário: Rafael Motta
Operação de som e criação gráfica: Ricardo Goulart
Trilha: Ricardo Bagge, Mariana Corale e Rafael Motta
Figurinos: Mariana Cesar
Fotos: Leonardo Lima/Sérgio Vignes
Produção: Cia Embróglio

Projeto itinerante

O espetáculo faz parte da programação do projeto itinerante Estação Cultural, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), que leva 150 atividades entre apresentações artísticas e oficinas a 50 cidades de Santa Catarina de fevereiro a abril de 2018. A iniciativa é uma parceria entre a FCC e as prefeituras municipais que receberão as atrações. Em Joinville, o projeto tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

Monólogo no domingo

No domingo, às 19h30, o CEU Aventureiro recebe a montagem do o monólogo “Réquiem por um fugitivo”, de Caio Fernando Abreu. O espetáculo, interpretado por Marcos Montagna, narra a história de um jovem envolto em seu mundo interior, repleto de angústias, perturbações, relações distorcidas familiares e sociais, que o destrói e o impede de seguir adiante. A direção geral é de Glauco Wiltenburg.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Sérgio Vignes/Cia. Embróglio
Informações: Cia. Embróglio | Prefeitura de Joinville

Um comentário em “Estação Cultural leva espetáculo de Florianópolis ao CEU Aventureiro neste sábado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *