Documentário “Joinville abandonada” denuncia situação da cidade

“Joinville abandonada”. O título do mais novo documentário rodado na cidade fala por si. A intenção de Luciano dos Santos Alves é mesmo fazer uma denúncia e provocar um debate em torno de um estado de abandono do município.

Alves, que é funcionário dos Correios, morou por muitos anos em Joinville e hoje vive em Palhoça. Voltando à cidade de tempos em tempos para ver a família, se deparou com o abandono. “Toda vez que voltava, percebia alguma coisa abandonada, fechada, caindo ou mesmo demolida”, conta.

Sobre o abandono, Luciano diz que nota uma inércia sobre o assunto e que vai se agravando sem que nada seja feito. “O Plano Diretor de Joinville venceu e nada foi feito para reajustá-lo. E é esse tipo de coisa que leva a cidade a situação atual”, lamenta.

Com a ideia de denunciar esse abandono, Luciano iniciou a pesquisa necessária para conseguir rodar o filme. As fontes foram jornais, páginas do Facebook destinada a fotos de locais abandonados, pesquisa de campo e indicações de amigos. A equipe trabalhou de maneira voluntária.

Luciano diz que encontrou os lugares degradados, com problemas estruturais, impactando negativamente a sua vizinhança. “Vi desde água parada até sem tetos. Poucos sem tetos até. Seria melhor que ocupassem esses lugares e assim dessem alguma utilidade a essas estruturas”, comenta. Eram escolas, casas antigas, fábricas fechadas, órgãos públicos.

Depois do lançamento, marcado para esta sexta-feira (9), Luciano quer colocar o filme o quanto antes na internet. “Vejo esse filme sendo muito mais útil na geração de um debate do que na correria atrás de premiação”, argumenta.

Texto: Alexandre Perger
Foto: Divulgação

Um comentário em “Documentário “Joinville abandonada” denuncia situação da cidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *