Final de competição nacional de estratégia tem três equipes da Udesc Joinville

O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, possui três equipes de estudantes na etapa final da Global Management Challenge (GMC), maior competição mundial de estratégia e gestão baseada em simuladores. Os competidores são alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Física da Udesc Joinville e fazem parte do I9 (Núcleo Estudantil de Inovação Tecnológica). Eles disputam com outras cinco equipes brasileiras.

“Sempre temos a expectativa de ganhar, mas é nosso primeiro ano na competição, enquanto os outros têm mais experiência. Vamos torcer”, disse o professor Fernando Natal de Pretto, que coordena os grupos. Pretto é engenheiro de produção e já participou das edições de 1992, 1993 e 1995 da competição, tendo conquistado três títulos nacionais e um vice-campeonato internacional. O professor insere o jogo nas disciplinas como forma de motivar os alunos.

O desafio presente em mais de 30 países desde 1980 simula a administração das áreas de produção, finanças, marketing e recursos humanos de uma empresa virtual, utilizando um software de gestão. Divididas em equipes de três ou quatro pessoas, os competidores são estimulados a deliberar e tomar decisões de gerenciamento relativas aos negócios de suas empresas virtuais. As equipes recebem dados de cinco trimestres passados da empresa virtual, com um panorama situacional da empresa perante o mercado.

Cerca de 500 participantes, entre alunos universitários e executivos de empresas, disputaram na edição 2017, que teve início em setembro, com rodadas até o início de dezembro. A final nacional será em 15 de março de 2018, em São Paulo, e a final internacional vai ocorrer em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em abril.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Udesc Joinville

Um comentário em “Final de competição nacional de estratégia tem três equipes da Udesc Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *