Uma das principais ciclo-ativistas do país, Renata Falzoni palestra em Joinville na quarta

Quando o assunto é bicicleta, Renata Falzoni é uma autoridade. Por isso, a ciclo-ativista e bike-repórter é a convidada de honra da Semana Municipal da Bicicleta, que ocorre de 3 a 9 de março em Joinville. Ela vai fazer uma palestra nesta quarta-feira (7), às 19h30, no plenário da Câmara de Vereadores.

Leia também:
Pedala Joinville cobra compromissos na tribuna livre da CVJ
Ciclistas promovem bicicletada contra remoção de ciclofaixa em Joinville

Formada em Arquitetura e Urbanismo no final da década de 70, começou a trabalhar no jornalismo com fotografia e logo se tornou vídeo-repórter, sendo uma das precursoras deste formato. Se especializou em matérias de aventura e, em meados da década de 90, foi trabalhar na ESPN, onde ficou até 2013.

Idealizou e atua no site Bike é Legal, que discute questões voltadas à bicicleta e à mobilidade urbana. O ciclo-ativismo foi uma constante na carreira e na vida de Falzoni. Sempre lutou por melhorias e ampliação dos direitos para ciclistas, enxergando a bicicleta como um meio de transporte para as pessoas.

A própria Renata Falzoni fez um convite para os joinvilenses. Confira:

Não percam o papo de ciclista com a sumidade em ativismo, Renata Falzoni.Quarta-feira (07/03/2018)19:30 Câmara de vereadores

Posted by Pedala Joinville Mpj on Tuesday, 6 March 2018

 

Outras atividades

A Semana Municipal da Bicicleta começou no sábado (3), com uma pedalada promovida pelo Movimento Pedala Joinville. Na segunda-feira (5), foi exibido o documentário “As Bicicletas e a Cidade”, no Plenarinho da Câmara de Vereadores. O documentário, dirigido pelo ciclo-ativista Fellipe Giesel e financiado pelo Simdec, faz uma retrospectiva histórica, com uma abordagem crítica, sobre os motivos que levaram Joinville a ser chamada de “Cidade das Bicicletas”.

Uma exposição de bicicletas antigas na Prefeitura de Joinville também faz parte das comemorações. De 5 a 8 de março, a comunidade está convidada a conferir, gratuitamente, a exposição na Galeria de Prefeitos. Há modelos femininos e masculinos, da Alemanha, Suécia e do Brasil, de diferentes marcas, incluindo unidades fabricadas nas décadas de 40, 50, 60 e 1970. Faz parte da exposição uma réplica de um modelo de 1790, produzido na França, em madeira. As bicicletas antigas fazem parte da coleção dos irmãos Trapp, Dilson e Dirceu, que estão contribuindo para outra exposição aberta no Shopping Mueller, no 2o piso, até o dia 11 de março.

A Semana Municipal da Bicicleta foi instituída pela Lei municipal 7.666, de 19 de dezembro de 2013.

Texto: Felipe Silveira
Foto: Bike é Legal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *