Pedala Joinville cobra compromissos na tribuna livre da CVJ

O presidente do Movimento Pedala Joinville, Roberto Andrich, usou a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), na quarta-feira (28), para falar sobre a programação da Semana Municipal da Bicicleta e cobrar o cumprimento de propostas da carta compromisso com a mobilidade ativa por bicicleta em Joinville.

Andrich afirmou que o prefeito Udo Döhler assinou a carta compromisso e destacou o episódio do apagamento da ciclofaixa da rua Plácido Olímpio de Oliveira. Ele destacou que um dos compromissos da carta é não reduzir trechos de ciclovias ou ciclofaixas já existentes em detrimento dos carros, como aconteceu naquele caso.

O Mirante cobriu o primeiro protesto e explicou o caso aqui. Clique aqui para ler.

De acordo com o presidente do movimento, a justificativa da Prefeitura é a alta demanda por vagas de estacionamento para carros no local. Roberto afirmou que o Movimento Pedala Joinville não aceita essa justificativa e que a ciclofaixa fazia uma interligação importante entre os bairros Atiradores e o Boa Vista. O presidente do Pedala Joinville finalizou seu discurso pedindo o apoio dos vereadores para reverter a situação.

Já em relação à Semana Municipal da Bicicleta, que ocorre de 3 a 9 de março, foram destacados alguns pontos da programação. O pedal de abertura está marcado para as 9 horas de sábado (3), saindo do Centreventos Cau Hansen em direção à Associação Recreativa da Polícia Militar.

Na segunda-feira (5) será exibido o documentário “As Bicicletas e a Cidade”, no Plenarinho da Câmara de Vereadores, às 19h30. O documentário, dirigido pelo ciclo-ativista Fellipe Giesel e financiado pelo Simdec, faz uma retrospectiva histórica, com uma abordagem crítica, sobre os motivos que levaram Joinville a ser chamada de “Cidade das Bicicletas”.

Também está marcado, para dia 7 de março, o Papo de Ciclista, com a cicloativista Renata Falzoni. O evento acontece às 19h30 no Plenário da Câmara.

A Tribuna Livre é um espaço de 20 minutos no começo das sessões ordinárias das quartas-feiras, que é aberto a entidades legalmente constituídas. A cada sessão, até duas entidades podem se apresentar pelo tempo de 10 minutos cada uma.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Nilson Bastian/CVJ
Informações: CVJ

Um comentário em “Pedala Joinville cobra compromissos na tribuna livre da CVJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *