Começam as aulas do curso técnico de dança em Joinville

Ainda não é o curso superior, uma velha reivindicação da comunidade joinvilense, mas o curso técnico de dança já é uma realidade. A aula inaugural ocorreu na segunda-feira (26), no auditório da Escola de Educação Básica Germano Timm. Três turmas e 75 alunos matriculados marcam o início do primeiro curso técnico em dança oferecido gratuitamente pela rede estadual de ensino em Joinville.

Durante o evento, foram apresentados aos alunos o quadro funcional de professores e o perfil da formação com o detalhamento de cada disciplina. As aulas serão à tarde com uma classe e outras duas à noite.

Idealizadora do projeto, a secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville, Simone Schramm, destacou que a unidade de ensino vai se tornar um polo voltado à arte e a cultura. “No próximo ano vamos ofertar arte circense e teremos aqui nesta mesma escola o funcionamento do Instituto Festival de Dança. Ainda temos de viabilizar o curso superior e acredito que vamos conseguir”, disse.

O curso foi aprovado no Conselho Estadual de Educação (CEE) no dia 18 de dezembro de 2017. As matrículas foram realizadas entre 1º e 7 de fevereiro deste mês e a contratação dos educadores no dia 8. O curso de dança terá um coordenador pedagógico e seis professores contratados por meio de chamada pública.

Conheça os professores

Darling Quadros será o coordenador pedagógico do curso técnico em dança. Possui bacharelado e licenciatura em dança pela Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, em Portugal.

A maestrina Fabrícia Piva, professora da disciplina de música, possui licenciatura em música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, especialista em educação pela mesma instituição e mestrado em educação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Elaine Gonçalves, professora da disciplina de ballet clássico e dança moderna, possui licenciatura em educação física pela Universidade Federal de Santa Maria, pós-graduação em danças de salão pela Faculdade Metropolitana de Curitiba e registro de professora de ballet clássico em Escuela de Ballet de La Republica de Cuba.

Maria de Araújo Ramalho, professora da disciplina de anatomia e cinesiologia é licenciada em biologia pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina, em Pernambuco. Detém ainda certificação como professora de ballet na Royal Academy of Dance England.

Jessé Cruz, professor das disciplinas de danças populares e folclore, interpretação cênica e estudos experimentais criativos na dança, é licenciado em artes pela Universidade Estadual de Campinas e é mestrando em educação pela Universidade da Região de Blumenau (Furb).

Sergio de Almeida, professor da disciplina de criação, direção, produção e montagem de espetáculo e eventos, possui licenciatura em educação física pela Universidade Federal de Santa Maria, comunicação social e curso técnico de produção cultural pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Gabriela Sbevzatt, professora das disciplinas de história da dança, cultura e movimento. Possui licenciatura plena e bacharelado em dança pela Universidade Estadual do Paraná e é mestranda em teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: ADR Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *