ADR Joinville adere programa do Ministério do Meio Ambiente

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville é um dos nove órgãos públicos de Santa Catarina a fazer parte do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A adesão ocorreu na sexta-feira (23), com a presença do coordenador-geral do projeto desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, Dioclécio da Luz.

“Vamos fazer um diagnóstico de quais ações podemos desenvolver de imediato e outros em curto prazo além de processos de licitação com um olhar mais sustentável. Acreditamos que será possível sensibilizar mais gestores para práticas ambientais e sociais coerentes com a atual necessidade”, comentou a secretária executiva da ADR, Simone Schramm, ao assinar o termo.

O programa A3P consiste no desenvolvimento de seis eixos que contemplam o uso dos recursos naturais, a qualidade de vida das pessoas, a sensibilização para práticas sustentáveis, inclusive a compra e licitações com gestão dos resíduos sólidos. Prédios com mais incidência de luz natural, captação da água da chuva, colocação de bicicletário, ginástica laboral, substituição de copos descartáveis e redução de impressoras são alguns itens que podem ser colocados em prática.

“A diminuição de resíduos ou o reaproveitamento nos órgãos públicos não envolve investimento financeiro, mas sim a criatividade e a conscientização, porém, o resultado é positivo no meio ambiente, na vida das pessoas e na redução de custos. Quem não tem uma agenda ambiental um dia vai precisar ter”, afirma Dioclécio da Luz.

As melhores iniciativas poderão ser premiadas pelo Ministério do Meio Ambiente durante a o 7º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade – Prêmio A3P.

Em Santa Catarina, além da ADR, aderiram ao programa a Companhia Águas de Joinville, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSC), Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE) e os municípios de Porto Belo e Castelo Branco.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Ana Keller/ADR Joinville
Informações: ADR Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *