Roberto Salum faz comentário machista para Ana Paula Lima na Alesc

Em discussão sobre o fechamento das ADRs na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), o deputado Roberto Salum (PRB) fez um comentário machista dirigido à colega Ana Paula Lima (PT). Político da base governista, Salum estava respondendo as críticas da deputada petista ao governo e disse que preferia debater com o marido dela, o deputado federal Décio Lima (PT).

“Até invejo a deputada Ana Paula e o esposo, eles conhecem o salão nobre e tudo porque foram os mais íntimos do presidente e da presidenta, mas gostaria de debater com o marido dela, que é homem”, atacou Salum.

Leia também:
Pinho Moreira anuncia o fechamento de 15 agências regionais
Governador diz que vai priorizar saúde e segurança

Antes disso, Ana Paula chamou as Agências de Desenvolvimento Regional de “estrutura grandiosa de cabide de emprego”, afirmando que elas geram “enorme prejuízo para a população”, pois desperdiçam “dezenas de milhões de reais”.

Para rebater, o parlamentar do PRB mencionou os governos petistas. “A deputada esqueceu de dizer que o seu partido criou mais de 100 mil cargos em Brasília e que o povo da sua região está morrendo na BR-470, para mim tinha de extinguir tudo”, completando com a afirmação machista.

Luciane Carminatti (PT) reagiu e sugeriu a Salum que pedisse desculpas à Ana Paula: “Deveria pedir desculpas em público, foi a coisa mais machista, misógina que eu ouvi, não debate porque não tem competência para discutir com uma mulher”, disparou a deputada, que também cobrou do governador a extinção de todas as ADRs.

Em aparte, Ana Paula desafiou Salum. “Não preciso de homem nenhum para me defender e quem não debate comigo é porque não tem argumento. As ADRs são cabides de emprego do MDB”, reafirmou a parlamentar petista.

Dirceu Dresch (PT) lamentou as palavras de Salum e defendeu a extinção das ADRs. “Quero me solidarizar com a deputada Ana Paula e com todas as mulheres catarinenses. Com todo respeito ao deputado Salum, quero discutir ideias, não quero descer ao piso como o deputado, me orgulho de ser líder de uma bancada com duas deputadas entre cinco”, registrou Dresch, que questionou por que as ADRs não foram desativadas antes.

Atualização:

Carminatti postou, em suas redes sociais, um vídeo com os comentários dos parlametares. Confira:

Deputada Luciane reage a ataque machista na Alesc

Não dá pra acreditar no que esse deputado disse em plena tribuna da Alesc e em pleno século XXI! Enquanto mulher e parlamentar, fiz questão de denunciar esse verdadeiro ataque e me solidarizar com a deputada Ana Paula, pois sei o quanto machista é esse meio que enfrentamos. Essa luta é de todas e todos nós. Machistas não passarão! #MexeuComUmaMexeuComTodas

Posted by Luciane Carminatti on Wednesday, 21 February 2018

.
Texto: Felipe Silveira

Foto: Solon Soares/Agência AL
Informações: Agência AL

2 comentários em “Roberto Salum faz comentário machista para Ana Paula Lima na Alesc

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *