Comitê Olímpico Brasileiro avalia instalações esportivas de Joinville

Três integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) iniciaram nesta quarta-feira (20) a avaliação e vistoria em instalações esportivas e na rede hoteleira da cidade. Joinville, conforme pleito apresentado pela Secretaria de Esportes (Sesporte), está concorrendo com Poços de Caldas (MG) e Foz do Iguaçu (PR) para sediar a Regional 3 dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) – categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos .

A Regional 3 dos Jogos Escolares da Juventude vai reunir seleções de nove estados nas duas categorias (masculino e feminino) nas modalidades coletivas – basquetebol, handebol, futsal e voleibol. O período da competição é de 26 a 30 de setembro, com a participação de cerca de 1.500 pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes, equipes de arbitragem e jornalistas.

No primeiro dia da programação, a equipe do COB visitou ginásios, hotéis e participou de reuniões com representantes do Convention Bureau e de secretarias da Prefeitura. A reunião com o prefeito Udo Döhler está programada para esta quinta-feira (21), às 9h30.

O gerente de Esporte Estudantil do COB, André Mattos, informou que a definição da cidade escolhida ocorrerá até o dia 30 de março. Ele explicou que a decisão levará em conta três aspectos fundamentais: capacidade da rede hoteleira e o valor das diárias; contrapartida da Prefeitura, já colocada no caderno de encargos; e a qualidade das instalações esportivas. “A decisão será técnica com base nestes aspectos”, reforçou Mattos.

Ele adiantou que o COB tem previsto para a competição uma verba de R$ 800 mil para pagamento da alimentação e hospedagem das delegações. Ao município caberia o investimento em transporte interno para as delegações e arbitragem, estrutura administrava e área médica.

O diretor executivo da Sesporte, Geraldo Campestrini, lembrou que a decisão de Joinville de lutar para sediar esta importante competição levou em consideração dois pontos de destaque: a valorização das competições escolares que está sendo colocada em prática em Joinville e a necessidade de fomentar o turismo e os negócios por meio de grandes eventos esportivos. “Queremos colocar Joinville no cenário dos grandes eventos”, reforçou Campestrini.

Participam da Regional 3 dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minais Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul. As duas equipes mais bem colocadas em cada modalidade se classificam para a etapa nacional, cuja cidade-sede também será anunciada até o dia 30 de março.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *