IMPAR e AJAICE inauguram espaço de formação cultural no domingo

O Centro de [Trans]formação Cultural – Arte para Todos, do Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (IMPAR) e da Associação Joinvilense de Apoio e Inclusão de Crianças Especiais (AJAICE), abre as portas para o público nesse domingo (25), com um sarau especial e muitas atividades artísticas.

A partir das 15 horas haverá apresentações do Sarau Trio, do músico Fábio Cabelo e grupo musical Cajá Manga, além de participações do Coletivo Impar de Teatro e do Grupo de Teatro Libração. Também haverá atividades de recreação infantil e de vivências em artes visuais, e lançamento dos produtos Arte para Todos.

Criado com a união de esforços entre IMPAR e AJAICE, o centro é um novo espaço cultural em Joinville, que tem a proposta de fomentar a inclusão e o desenvolvimento das pessoas por meio da arte, oferecendo atividades para pessoas com ou sem deficiência, como:

Oficinas de vivências artísticas de Artes Visuais, Dança, Música e Dança;
Encontros de vivência artística;
Encontros didáticos “Diálogos Arte para Todos”;
Atividades laborais e vivências artísticas para pais e idosos;
Grupos de estudo e suporte terapêutico;
Workshops de capacitação profissional;
Programa de acolhimento e suporte para famílias de crianças com deficiência (0 a 6 anos);
Espetáculos e eventos culturais;
Atividades dos grupos de teatro Libração, Arte para Todos e Coletivo Impar de Teatro.

O Centro de [Trans]formação Cultural – Arte para Todos conta com o apoio de pessoas físicas, empresas e instituições para desenvolver suas atividades. São apoiadores: Rogga Construtora e Incorporadora, FT Seguridade, Ong Moradia e Cidadania, Clic Propaganda, Chico Maurente Fotografia, Mídia Quatro Filmes e RW Contadores.

Matrículas abertas para oficinas

As inscrições para as oficinas de Vivência em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro estão abertas e podem ser realizadas pelo site do IMPAR, pela página do IMPAR no Facebook ou diretamente na sede do Centro de [Trans]formação Cultural, que fica na rua Salgado Filho, 27, Saguaçu. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10 às 14 horas e das 17 às 19h30.

Elas são destinadas a crianças, adolescentes, adultos e idosos, com atendimento especializado para pessoas surdas, cegas, com transtorno mental, deficiência física ou intelectual. De 19 a 23 de fevereiro estão sendo realizadas aulas experimentais gratuitas para os interessados em conhecer um pouco da metodologia do programa Arte para Todos. Para isso, basta agendar on-line ou por telefone.

O Centro já conta com seis turmas fechadas, financiadas pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (SIMDEC), da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville. O projeto de manutenção do centro prevê também duas oficinas de teatro, com atendimento exclusivo e gratuito de usuários atendidos pelo Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial (NAIPE) e pelos Serviços Organizados de Inclusão Social (SOIS), realizadas por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Programa de Extensão Comunitária da Casa da Cultura Fausto Rocha Jr. Além disso, há o fornecimento de vagas gratuitas para famílias de baixa renda atendidas por outras instituições da cidade ou cadastradas diretamente no Centro, financiadas por meio do programa “Patrocínio Anjo”.

Mais informações pelo e-mail impar@impar.art.br ou pelos telefones (47) 3028-7311, 99938-8188 e 99221-8345.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: IMPAR e AJAICE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *